segunda-feira, 31 de março de 2008

Viagens de sonho


Foto: The Telegraph
Grã-Bretanha, Northern Belle

O "The Telegraph" escolheu as dez melhores viagens para se fazer de comboio. E são só ideias boas para viajar

Frases

"A NATO devia seguir a curva-Madonna"

Peter van Ham, especialista em defesa internacional,
ao "The Guardian"

Explicação:
"A qualidade de adaptação a novas tarefas, enquanto se mantém verdadeira aos seus princípios é algo a que os especialistas em negócios se referem como a curva-Madonna. É designada a partir da lendária diva-pop, que se reinventou cada vez que o seu estilo e celebridade rumavam para o inevitável declínio."

O jogo do stop

O Movimento Improv Everywhere pôs 200 pessoas "congeladas" na Grand Central Station, em Nova Iorque. O vídeo já foi visto por mais de 9 milhões de pessoas no YouTube.

Encontros Imediatos

A RTP 2 vai estrear uma série documental sobre o fenómeno OVNI em Portugal, a 6 de Abril, às 19 horas. O que virá por aí?

domingo, 30 de março de 2008

Quem quer conhecer os Rolling Stones?

O "The Telegraph" está a promover um concurso para conhecer, em pessoa, os Rolling Stones na premiere do filme "Shine a Light", de Martin Scorsese, em Londres.

A festa é a 2 de Abril, mas as respostas à pergunta têm de ser enviadas até dia 1. Sim, o Lanterna sabe que o concurso só dá para britânicos, mas, com jeito, ainda pode ir um português. É tentar.

Os ensaios de Penélope

Foto www.pedroalmodovar.es

Penélope Cruz nos ensaios para o novo filme de Pedro Almodóvar. A foto é do próprio e faz parte do blogue que o realizador espanhol está a escrever sobre o novo trabalho, "Los Abrazos Rotos".

E viva a música!

Quem disse que a música está em crise?

De acordo com o Google Zeitgeist, as três expressões mais procuradas na Internet no Brasil, no mês de Fevereiro, são nomes de cantores. Danni Carlos, autora de uma das músicas da telenovela "Duas Caras", lidera. Depois vem um pastor, Marco Feliciano. E, para fechar o pódio, Caetano Veloso.

Não, a crise é mesmo só das editoras.

Colecção obras-primas da música portuguesa

O Lanterna Roxa escolhe temas nacionais a transbordar inspiração.

“Criatura da Noite”, Entre Aspas

sexta-feira, 28 de março de 2008

Três momentos-loucura RTP

3. "O Império dos Sentidos"
Um escândalo para as vizinhas lá do bairro.

2. A autópsia ao extraterrestre
Afinal, era uma patacoada. Bem dizia o Pinto da Costa.


1. "O Monstro da Lagoa Negra"
E a fila imensa à porta da papelaria para comprar os óculos 3D.

A nova música de Beyoncé...

pode ser ouvida aqui.

Informação do papelpop.com

quinta-feira, 27 de março de 2008

The Dark Knight



À medida que vão saindo as imagens de Heath Ledger na pele de Joker, no novo filme de Batman, cresce a expectativa. Chegam relatos de uma interpretação no limite.

O que é que Bristol tem?

Tem um ar industrial e cinzento, o cenário ideal para que possam surgir sons sombrios, urbanos e às vezes quase divinos. Como os dos Massive Attack ou dos Portishead.Chamem-lhe trip-hop. Chamem-lhe o que quiserem. Desde que admitam que destas duas bandas nasceram temas inovadores e imortais.
E porque os Portishead estão de regresso aos concertos e aos discos, merecem hoje mais atenção.
Enquanto "Third" não chega, vamos matando saudades com os espectáculos e "Machine Gun", o único tema já disponível. Os outros são um segredo entre os Portishead e quem for aos concertos. "Machine Gun" é das coisas mais poderosas que se podem ouvir. "Third" não vai ser a confirmação ou a afirmação: é apenas música notável. Ritmos, uma voz fantástica e muita alma.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Acertar em Paul McCartney

Sim, sim, Heather Mills pode ter-se tornado milionária graças ao divórcio de Paul McCartney, mas a reputação da senhora anda pelas ruas da amargura.

É o jogo favorito de quem odeia Paul McCartney.

A actriz das mil caras


Cate Blanchett é versátil. Esta semana chega a Portugal em versão Bob Dylan.

Fotos: Outnow.ch e imdb.com
Da esq. para a direita:
"Elizabeth - A Idade do Ouro"
"O Aviador"
"Babel"
"O Bom Alemão"
"I'm Not There - Não Estou Aí"
"Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull" (com estreia em Maio)

"South Park" na net

O site do "South Park" disponibilizou os episódios completos da série. Acessíveis também para quem vive fora dos EUA.

terça-feira, 25 de março de 2008

Jared, o assassino


"Esta foi uma das experiências mais intensas de toda a minha vida. Obrigou-me a mergulhar de forma tão profunda que foi quase [uma experiência] religiosa. Engordei 30 quilos para fazer o papel, usei maquilhagem para tornar a minha cara mais gorda e vivi na pele daquele tipo 24 horas por dia, sete dias por semana. Não conseguia simplesmente deixá-lo para trás no final do dia... ele continuava comigo e até os meus sonhos invadia"

Jared Leto, ao site www.fest21.com, a propósito do papel de Mark David Chapman, o assassino de John Lennon, em "Chapter 27"

Experiências fortes não são novidade para Jared Leto. Em 2000, refugiou-se em Portugal para lidar com a intensidade do papel de um toxicodependente em "Requiem For a Dream - A Vida Não é Um Sonho".

segunda-feira, 24 de março de 2008

Falando em YouTube...

Eis um dos projectos mais interessantes do site:



Mais informações em http://www.everyday.noahkalina.com

O processo de Jeremias



Jeremias José do Nascimento processou o Google. Dito assim, ninguém sabe quem é, mas acrescentando que é um dos brasileiros mais populares do YouTube, também conhecido como Jeremias Muito Louco, o tal que foi detido pela polícia completamente embriagado, já faz mais sentido.

O vídeo já foi visto mais de 4 milhões de vezes. Agora, Jeremias diz que andaram a fazer dinheiro à custa dele e pede uma indemnização.

A Lanterna Roxa dispensa a degradação do vídeo, mas deixa o link.

Tibete

A "Folha de São Paulo" explica melhor o que se passa, afinal, no Tibete.

Até os monges percebem

A editora Universal acabou de contratar os monges austríacos de Heiligenkreuz para gravar um disco de canto gregoriano, depois de ter visto um vídeo deles no YouTube.
(notícia BBC)



Até já os monges perceberam que o YouTube é a nova televisão.

Cortar à naifa

Quem quiser ouvir os novos sons de A Naifa, pode ir ao site e dar com "Uma Inocente Inclinação Para o Mal".

Esfreguem as mãos. Em Abril, vêm os concertos.

Novas sobre Adriana



"Adriana Calcanhotto vai gravar em 'Maré', seu novo disco que sai em Abril, o presente de amigo secreto que ganhou de Arnaldo Antunes no Natal. Os dois passaram a festa com Marisa Monte. Lá, cada convidado levava uma melodia e sorteava um parceiro para escrever a letra - e vice-versa. Adriana levou a música e sorteou Arnaldo que, meses depois, voltou com a canção, 'Para Lá', pronta."

Monica Bergamo
"Folha de São Paulo" de 19/03/2008

E o melhor disto tudo é que o novo disco vai ser apresentado em primeira mão no Teatro São Luiz, em Lisboa, no dia 4 de Abril. Só para poucas centenas de privilegiados: quem comprar o disco na FNAC - sai a 31 de Março - ou comprar o toque "Ringtone de Amor" na Optimus.

domingo, 23 de março de 2008

A escritora Alicia Keys

Entre as 16 mil pessoas com quem Alicia Keys fez sexo no concerto do Pavilhão Atlântico, a 19 de Março, poucas deviam saber que a cantora escreveu um livro de poesia ("Tears for Water").

O clip que se segue prova que Alicia tem jeito com as palavras e uma queda para a representação. O poema chama-se "P.O.W." (Prisoner of Words).



Ver a introdução do livro através da Amazon
Excerto da introdução:
"All my life, I've written these words with no thought or intention of sharing them. Not even with my confidants. These are my most delicate thoughts"

O primeiro

A Lanterna Roxa está ligada a partir de agora. Não me serve o que passa na televisão, o que ouço na rádio ou leio nos jornais - ou grande parte do que por lá anda, pelo menos. Fiz um blogue. Mais alternativo que jornalístico. A querer furar a pasmaceira das moscas do costume, dos conteúdos repetidos e dos tempos cinzentos. Um sítio de ideias, curioso e ousado. Para dar notícias, mas sobretudo para mostrar o que não está nas notícias.

Lanterna Roxa vai perder-se entre a cultura pop e tudo o resto que quiser aparecer e souber bem. Sem grandes regras, que eu não gosto. E aberto aos contributos de quem se cansou dos media portugueses.

Contributos para lanternaroxa@gmail.com