segunda-feira, 30 de junho de 2008

Carreiras na prateleira

O Lanterna Roxa decidiu prestar homenagem a todos esses profissionais da televisão cuja carreira tem sido feita na prateleira, da qual só saem quando alguém vai de férias ou quando é preciso fazer um daqueles programas que exigem muitos apresentadores e longas horas em directo.

E quem melhor para inaugurar esta secção do que José Figueiras? Longe vão os dias do "Ai os homens" e do "Muita Loco". Era um bom rapaz, um pouco tímido até, mas de quem o público parecia gostar. Um dia resolveu cantar tirolês e a partir daí... quase desapareceu da televisão. Terá sido coincidência? É que nem o La Féria o foi buscar para os coros do Música no Coração. Está bem que não era o Tirol, eram apenas umas montanhas no palco do Rivoli, mas que havia lugar para ele, havia!

Diz a lenda que vive nas montanhas do Tirol, de onde só sai quando a Fátima Lopes vai de férias (mas isso foi só até terem descoberto a Rita Ferro Rodrigues), quando é preciso apresentar uma coisa como a Parada da SIC ou então para imitar o Tom Jones (o programa passa amanhã)... Esteja onde estiver, este prémio é para ele. Olarei, olarei, olarei ihuu!

Troféu "Era melhor ter optado pela agricultura"

O prémio já foi atribuído pelo Lanterna Roxa a Kelly Osbourne e hoje vai direitinho para Dama Bete, ou a prova provada de que nem tudo o que é nacional é bom.

Dizem que é "hip-hop português", mas é apenas mais um daqueles casos de rimas fáceis e de uma voz a fazer lembrar um disco de vinil na rotação errada. A menina até pode ter estilo de rainha do bairro, mas não convence. O primeiro tema a ser conhecido foi "Cala-te", o que até pode ser um prenúncio interessante para o futuro de Dama Bete. Tem também uma balada em que, claro, amor rima com dor... Ah, país de poetas!

Para quem fizer mesmo questão de saber, o disco chega às lojas na próxima semana.

O prometido é devido

Para os mais esquecidos, antes de mais convém recordar o ataque de generosidade que abriu o Lanterna ao visitante mil.

Não será bem o mil, mas anda lá perto, por isso teve direito ao prémio. E o que é que o vencedor quis? Nada mais, nada menos que a Deolinda a fazer fon-fon-fon.

Dei voltas e mais voltas, a pensar se a Pauta Roxa merecia ser aberta para os Deolinda... E por que não? São portugueses. Agarram-se às nossas raízes musicais, mas de certa forma revitalizam-nas. Mostram ser adeptos da sátira. Devem ser o único grupo a usar o verbo "escarrar" numa letra. Demonstram ter um belo par de... coragem! Começamos com quatro faixas do álbum "Canção ao Lado", as restantes... pode ser que o Lanterna seja atacado pela fada da generosidade ao longo da semana.

Só resta avisar os leitores que a Pauta Roxa que se segue é da inteira responsabilidade da Fases como a Lua.

domingo, 29 de junho de 2008

O furacão Catarina

A RTP já encontrou a fórmula para subir nas audiências e combater as reportagens repetidas na SIC e o tsunami de novelas que é a TVI. A solução chama-se Catarina Furtado.

Catarina apresentou ontem o "Dança Comigo" e hoje volta a preencher o serão do canal 1 com um novo programa apresentado a meias com Diogo Infante. Isto é só o começo. Para responder aos que diziam que ia mudar para outro canal, a RTP convidou Catarina Furtado a mudar-se permanentemente para os seus estúdios, de modo a que possa também apresentar o Telejornal, os programas da manhã e da tarde e os concursos que eram do Jorge Gabriel. E nos intervalos, anúncios protagonizados por Catarina Furtado.

Como também é actriz, a RTP está já a preparar argumentos para as séries CSI Furtado (onde, como o nome indica não há homicídios, mas apenas furtos)e Catarina Feia (em que vai usar aparelho nos dentes). Vão também reformular a história de Vila Faia, para que Catarina possa ter o papel principal.

sábado, 28 de junho de 2008

O iPod de Obama

A ideia partiu da revista Rolling Stone. A revista quis saber que músicas tem o candidato democrata às eleições presidenciais nos EUA no seu iPod. E as preferências de Obama são, como se diz na linguagem dos clichés "um misto de tradição e modernidade": Obama elege Stevie Wonder como o seu "herói musical". Mas o senador confessa que no seu iPod tem "cerca de 30 músicas de Bob Dylan", bem como temas de Jay-Z, Sheryl Crow, Howlin's Wolf, Yo-Yo Ma, Elton John e Bruce Springsteen.

Pelos menos os americanos sabem com o que contam em termos em gostos musicais dos políticos. Quanto aos portugueses... bem, se calhar é bem melhor ficarmos na ignorância...

Desaparecidos em combate

Não foi propriamente em combate, mas com este calor não dá para ser original, tenham paciência. Certo é que esta banda teve um curto período de vida (entre 1984 e 1987). Ainda alguém se lembra dos Radar Kadafi? Pois, o nome também não era grande coisa...

Nesse curto período de tempo editaram apenas um disco (Prima Donna), mas a verdade é que fizeram sucesso. O tema "40 graus à sombra", feito muito antes de Al Gore ter alertado para os perigos do aquecimento global, serviu de banda sonora a muitos amores de Verão.

A música é levezinha, mesmo própria para um dia como este... O vídeo? Se conhecerem alguém que conhece o amigo do primo de um dos elementos dos Radar Kadafi, agradecemos.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Já estamos em Agosto e ninguém avisou

Para aqueles que duvidam que a "silly season" começou mesmo e para aqueles que acabaram de chegar ao nosso planeta vindos de qualquer local remoto no espaço (o que vai dar ao mesmo), aqui está a prova de que o Verão é mesmo uma época muito parva.

E não, não é apenas porque inspirou as músicas dos Beach Boys ou da Fúria do Açúcar. Cá para mim, já estamos em Agosto e ninguém avisou. Vejam os factos:

1. Peter Doherty resolveu tomar banho e partilhar a sua passagem pela banheira com milhões de pessoas incautas que visitam o YouTube à procura de vídeos de cãezinhos, abelhinhas e outras coisas ternas.

2. A cantora Dina lançou um Best Of, o que motivou o suspense durante todo o Jornal da Noite da SIC. Sim, o povo já andava inquieto a saber o que seria feito dela...

3. Amy Winehouse descobriu da pior maneira que fumar crack faz mal à saúde.

4. Parece que esta semana não houve nenhum acidente nas rodagens do novo filme de 007

5. Os infantários anteciparam as férias. Como não tinham onde deixar as crianças, os pais abandonaram-nas à porta do Pavilhão Atlântico.

Frases

"Beijar Angelina Jolie foi estranho, suado e não muito agradável."

James McAvoy, actor, que contracena com Angelina Jolie no filme "Wanted"

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Quem anda a tramar os Guns 'N Roses?

O novo disco dos Guns'N Roses, "Chinese Democracy", ainda não chegou às lojas, mas a confusão é tanta que até o FBI já se meteu ao barulho. Tudo porque algumas das faixas do álbum cujo lançamento vem sendo adiado desde 2006, foram parar a um blog.

O antiquiet.com disponibilizou na semana passada algumas faixas do disco. Foi a alegria para os fãs dos Guns e para o autor do blog, que viu as visitas dispararem. O problema foi quando a banda percebeu o que se passava. Kevin Skwerl, o autor do blog, teve a honra de receber uma chamada dos advogados do grupo... a pedir (leia-se ordenar) que os temas fossem retirados.

Skwerl diz entretanto ter recebido a visita de dois agentes do FBI, que procuravam saber onde tinha ido buscar as músicas. O bloguista diz que "pareciam Mulder e Scully". Amigo,das duas, uma: ou vais aparecer nos "Apanhados" ou então, o álbum dos Guns 'N Roses é literalmente uma coisa do outro mundo. De Marte ou assim...

"Largo-metragem" para o Maxime

Apenas o preto e o branco dão cor, um clube nocturno, uma mão cheia de músicos e/ou comediantes, um palco em que a liberdade de experimentar e inventar é total. Eis a sinopse de "Largo", o filme lançado pelo clube com o mesmo nome, um dos mais concorridos de Los Angeles. Para os que estão já a desdenhar da qualidade das actuações, fiquem a saber que do elenco do filme fazem parte nomes como Fiona Apple, Aimee Man, Sarah Silverman ou Jon Brion, entre outros. O resultado final pode ser espreitado aqui.

Duvido que "Largo" chegue a Portugal, a não ser através daqueles computadores que passam noites inteiras ligados a "comprar" nas "lojas download". Ora, o mais parecido que temos com o Largo será o Cabaret Maxime, em Lisboa. Uma breve passagem pelas últimas actuações do espaço na Praça da Alegria e torna-se muito fácil imaginar o filme:

Os Corações de Atum abrem a noite, com uma jam session, mas aguentam-se pouco tempo, só até serem fisgados pelo "Anzol" dos Rádio Macau. Logo chegam os Macacos do Chinês que se apoderam dos Macau e ficam todos com o Lello Perdido. Está armada a confusão, ou seja, é altura de entrar o herói da trama: José Cid com a sua arma secreta: uma grande panela de "Favas com Chouriço".

Tudo isto na habitual sala iluminada de um vermelho esbatido e saturado e com realização de Manuel João Vieira, claro.

terça-feira, 24 de junho de 2008

O maior cromo da TV

A decisão ainda não está tomada (isto vai ser mais difícil do que as presidenciais norte-americanas), mas aqui está um sério candidato.

David Brent (The Office) é o chefe que ninguém quer ter, mas do qual, infelizmente, poucos escapam. Egocêntrico, sempre armado em esperto e em engraçadinho, rouba as ideias dos outros e acha-se o máximo.

A versão americana da série não tem metade da piada, em parte graças a Ricky Gervais, o actor que até faz com que às vezes o publico tenha alguma simpatia pela triste figura que é David Brent. Mas só porque é ficção. Na realidade, ninguém quer um chefe assim. Daí o sucesso do Euromilhões e os planos que metade do mundo anda a fazer para fugir do emprego que tem...

Bee Gees não querem a reforma

Marcaram a era do disco sound, sobreviveram aos anos 80 e 90 e só a morte de um dos irmãos Gibb (Maurice, em 2003) parecia ter ditado o fim dos Bee Gees. Mas ao que parece, eles preparam-se para voltar, com as suas vozes de falsete, as baladas e os temas que fazem com que respeitáveis quarentões recuperem a agilidade da juventude quando saltam para a pista. Eles continuam a ser a alegria de qualquer casamento ou festa...essa é que é essa...

Para já, os dois manos Robin e Barry estão a trabalhar num musical da Broadway que vai contar a história do grupo. Mas o regresso está em aberto e segundo Robin Gibb, tudo vai depender da vontade de Barry e do momento em que ambos se sintam preparados emocionalmente.

Voltem, que estão perdoados. Se o Trio Odemira continua a cantar, quem pode impedir os Bee Gees de fazer o mesmo? Mas deixem as calças boca-de-sino, as camisas abertas e os medalhões em casa, por favor.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

E o prémio de pior versão de sempre vai para...

Celine Dion e o tema "You Shook Me All Night Long", uma cover do tema dos ACDC que a cantora apresentou durante os concertos em Las Vegas, mas que nunca foi editado (uff). Insistente, Celine gravou este tema em dueto no espectáculo "Divas". Mas Anastacia, pelos vistos, foi poupada e o prémio vai inteirinho para a canadiana.
Ainda assim, é triste ver as duas meninas a arruinarem um "clássico"...



A distinção não é do Lanterna Roxa, mas sim da revista Total Guitar, e resulta da votação de vários especialistas na matéria. Um deles chegou mesmo a dizer que a versão de Celine Dion "é um sacrilégio".

Em segundo lugar ficou a versão das Sugababes and Girls Aloud de "Walk This Way", dos Aerosmith. Em terceiro fica a cover feita pelos Westlife de "More than Words", dos Extreme. O quarto posto desta nada honrosa lista é de Will Young, que resolveu cantar "Light my fire", dos Doors à sua maneira. Em quinto lugar ficaram The Mike Flowers Pops, com a versão de "Wonderwall", dos Oasis.

domingo, 22 de junho de 2008

A época parva

Declaro oficialmente aberta a silly season. Tal como a época balnear e a época dos fogos, este período pode até já ter começado e vir a prolongar-se quando a chuva e o frio voltarem a fazer com que a malta corra à agência de viagens mais próxima para fugir, de preferência para um local exótico cheio de portugueses em férias, que o "tuga" gosta sempre de sentir-se em casa.

E porque abre hoje a silly season?

1 "O que fazer quando o calor aperta" ou "Que bem que se está à sombra" são as reportagens de eleição dos media nacionais.

2 Regressam as "grandes reportagens" que já passaram uma dezena de vezes

3 A RTP voltou a exibir filmes como "O Costa do Castelo" e "O Leão da Estrela"

4 As notícias sem interesse, que já enchiam páginas de jornais e minutos de televisão, começam a merecer ainda mais destaque.

Ou seja, o que já era mau, torna-se pior durante o Verão...

sábado, 21 de junho de 2008

Adeus ao Visconde

O nome de André Valli pode não dizer muito, mas para se falarmos do Visconde de Sabugosa do Sítio do Picapau Amarelo, muitos devem lembrar-se das tardes passadas passadas na companhia de Dona Benta, Narizinho, da boneca Emília e, claro, do Visconde de Sabugosa, uma espiga de milho falante.

André Valli, o actor que interpretou o Visconde e que será sempre associado a essa personagem, morreu ontem no Rio de Janeiro, aos 62 anos, vítima de cancro. São as tais coisas que nos fazem perceber que já somos adultos e que os heróis da infância não duram para sempre. A não ser na memória.

Anúncio

A música na Pauta Roxa é esta porque...sim! E por causa disto:

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Então e a Cheeta?

No próximo ano, mais 25 personalidades vão ter a sua estrela no famoso Passeio da Fama de Hollywood. Entre os escolhidos estão Shakira, Robert Downey Jr., Cameron Diaz, Tim Burton, Ben Kingsley, Hugh Jackman, Ralph Fiennes, William Petersen, e até os Village People (ainda existem?) e Tinker Bell, uma personagem de banda desenhada.

Duas das estrelas vão para a mesma casa: William H. Macy e Felicity Huffman também vão deixar a sua marca no Hollywood Walk of Fame. As cerimónias de atribuição das estrelas vão decorrer no próximo ano, em data ainda a anunciar.

Quem não ficou muito satisfeito com as nomeações foi o veterinário que cuida de Cheeta, o chimpanzé que se tornou famoso depois de aparecer em Tarzan. Cheeta continua viva, tem agora 76 anos, vive uma reforma dourada em Palm Springs.

Esta foi a sétima vez que Cheeta (ou melhor, quem trata dela) tentou que as suas patas ficassem perpetuadas no Hollywood Boulevard. Não desistam. Dizem que à oitava é de vez...

Aqui a vemos no seu 75ª aniversário. Não há fotos do 125º aniversário dos Village People, lamento...

quinta-feira, 19 de junho de 2008

E tu, Keira, vê se tens juízo

Keira Knightley confessou que só conseguiu cantar no seu novo filme "The Edge of Love", graças a uns shots de vodka. "Foi terrível. Os meus joelhos tremiam, mas com uns shots de vodka ficou tudo bem", disse ao Daily Record.

A actriz revelou também que se sente mais à vontade a fazer cenas de nudez e de sexo do que a cantar. Está no bom caminho, está...

Keira, vê o que aconteceu à Amy e aprende: se beberes, não cantes. Ou então podes sempre candidatar-se a um dueto com o Jorge Palma...

Ai, Amy, que te desgraçaste!

Não é preciso ter os dons do Professor Karamba para adivinhar que, mais cedo ou mais tarde, Amy Winehouse ia ter problemas... O "no, no,no" sempre que lhe falavam da "rehab" também não ajudou e agora é o que se vê.

Amy continua internada e segundo a imprensa britânica, o seu estado "inspira preocupação". Se calhar, foi ter inspirado tanto que está assim, digo eu. Não terá por ter bebido um copito do nosso "tintol" e mais um de Licor Beirão. Bagaço não era, certamente e a cerveja não bate assim. E toda a gente sabe que umas sopas de cavalo cansado até dão cor ao rosto e força, portanto também não foi por aí...

A cantora tem concertos marcados para os dias 27 e 28 e o seu agente diz que "espera que ela possa cantar". Sim, eu também vou ganhar o euromilhões... Ou então será uma espécie de Natal dos hospitais, não? E depois dizem que ela é que bebe...

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Jessica Simpson e a carne

Há t-shirts que dão que falar e estrelas que fazem tudo para terem atenção. Jessica Simpson usou uma camisola que dizia "real girls eat meat" (as raparigas a sério comem carne). A PETA, associação defensora dos direitos dos animais não gostou da provocação e reagiu, classificando a afirmação como "uma das cinco razões pelas quais apenas as raparigas estúpidas defendem o consumo de carne".

Simpson alega que a t-shirt era uma provocação para a ex-namorada do seu actual namorado. A ex, Carrie Underwood (estrela da música country), pelos vistos não era apreciadora de bifes e afins, mas foi classificada duas vezes pela PETA como "a vegetariana mais sexy do Mundo". Vejam a foto e digam o que pensam... A mim parece-me que ela está pronta para começar a almoçar...

Pelo que se sabe, é a primeira vez que um triângulo amoroso mete a PETA ao barulho. Mas pode ser que a moda pegue e comecemos a ver t-shirts do estilo "Uma mulher do Norte não dispensa tripas" ou "A verdadeira lisboeta gosta é do bitoque"...

No palco com Madonna

Já é conhecido o nome que vai acompanhar Madonna, durante a tour europeia, que passa por Portugal a 14 de Setembro. É a sueca Robyn, que já disse estar "muito entusiasmada por poder partilhar o palco" com a estrela.

A menina que vai fazer a primeira parte do concerto é sueca (loira, pois claro) e o som faz lembrar Madonna. Robyn está a fazer sucesso no Reino Unido e dizem as crónicas que a forma como se apresenta em palco até pode ofuscar a "diva".

As semelhanças com Madonna são muitas. Até tem um tema chamado "Who's that girl", que, desenganem-se, não é uma "cover" do tema editado por Madonna em 1987.

Michael Jackson de regresso aos palcos?


"I'm working on this new Michael Jackson shit. I'm probably gonna be producing his tour and everything."

Esta frase do produtor Swizz Beatz, em entrevista à MTV, foi quanto bastou para lançar o boato. Michael Jackson pode voltar aos palcos, 11 anos depois da última tournée. Nada está confirmado, nem sequer se sabe se Jackson está para lançar novo álbum, mas uma coisa é certa, deve estar bem precisadinho:

1 - Desde 2001, ano de "Invincible", que o senhor do Moonwalk vive de greatest hits e colectâneas e reedições;

2 - Esteve em risco de perder o seu querido rancho Neverland. Não fossem as almas caridosas da Colony Capital e bem que lhe podia dizer adeus;

3 - As almas caridosas afinal podem não ser tão caridosas. Para compensar os 23 milhões de dólares que o Neverland lhes custou, há a possibilidade de Michael Jackson vir a transformar-se numa atracção nos casinos da Colony Capital. É o chamado "pagar com o corpinho";

4 - Os últimos tempos foram passados entre acusações e tribunais que não o fizeram mais novo. Jackson completa 50 anos em Agosto, a tournée seria uma boa prenda.

terça-feira, 17 de junho de 2008

"Með suð i eyrum við spilum endalust"

O nome é estranho... ou talvez não, para os muitos que em Portugal são fãs dos Sigur Rós. Pois, “Með suð i eyrum við spilum endalust" é o novo álbum de originais, que chega às lojas na segunda-feira.

Quem não quiser esperar, pode ir ouvindo o disco aqui.

Como estragar uma música...

Já se sabia que, com uma família daquelas, ninguém pode ser normalzinho... Kelly Osbourne podia ter-se dedicado à culinária ou à cultura de plantinhas vindas da Jamaica.

Mas resolveu dedicar-se à música. E logo no primeiro trabalho lançado, vejam o que conseguiu fazer a "Papa don't preach", de Madonna...

Frases

"Nunca deixaria as minhas filhas casarem com um homem como o Mick Jagger"

Jerry Hall, ex-modelo que foi casada com Mick Jagger durante vinte anos. O casal teve quatro filhos. Jerry diz também que esteve "demasiado tempo casada com ele".

Strike one, Amy...

A verdade é que não se pode dizer que não se esperava algo do género, só não se sabia o dia em que aconteceria. Foi ontem, à tarde, em Londres. Amy Winehouse desmaiou e sem poder dizer "no, no, no" foi levada para o hospital pelo próprio pai. A cantora de 24 anos, cuja (falta de) saúde já foi comentada até pelo esquimó do igloo mais distante, foi submetida a vários exames, mas ninguém revelou a causa do desmaio. Por que será?

segunda-feira, 16 de junho de 2008

As vantagens de ser fã dos Metallica

"Death Magnetic" foi o nome escolhido pelos Metallica para o seu novo álbum, cujo lançamento está previsto para Setembro e que segue a última moda do mercado discográfico: fazer downloads das músicas através da net.

A banda anunciou também que o disco vai estar disponível para download a partir das zero horas do dia de lançamento para os fãs registados no site oficial.

Além disso, os fãs podem aderir a vários pacotes promocionais, com preços entre os 25 e os 125 dólares. Quem disse que os senhores do metal não andam actualizados?

domingo, 15 de junho de 2008

E o pior programa da TV é...

Há muitos candidatos, mas "Fama Show", na SIC, arrisca-se a ser mesmo o pior. É preciso ter coragem para ver até ao fim. Ou estar num daqueles dias em que a preguiça é tanta que até custa esticar o braço para chegar ao comando e mudar de canal.

As meninas até podem ter pinta, mas o conteúdo é miserável. Quem disse que para se fazer um programa basta entrevistar os colegas que trabalham na mesma estação ou pseudo-vips que ninguém conhece?

Como se já não bastassem as notícias "cor-de-rosa" que preenchem horas da programação diária da SIC, ainda inventaram este programa em que cada apresentadora parece querer ser pior do que a outra e em que as histórias dos "famosos" são o único prato de uma ementa fraquinha.

Perguntas idiotas, uma apresentadora que mal fala português e reportagens que não interessam a ninguém, a não ser aos próprios visados.

A SIC vai mesmo de mal a pior. Para hoje à noite anunciam mais uma reportagem sobre e passo a citar "o rapaz que nasceu sem braços nem pernas"... Se esta foi a fórmula encontrada para combater o futebol, então está tudo dito.

sábado, 14 de junho de 2008

Entrevistas sim, perguntas é que não!

Ao que parece, ninguém avisou o Chris Martin de que nas entrevistas de promoção ao novo álbum dos Coldplay pudessem surgir perguntas sobre... o novo álbum. Assim, quando John Wilson quis saber como foi criado o recente “Viva la Vida or Death and All His Friends”, o líder da banda decidiu fazer um intervalo e saiu do estúdio da BBC Radio 4. Mas como os britânicos são conhecidos também por serem bem-educados, Martin explicou por que se fartou da entrevista:

“Não estou a gostar disto. Dão-me dois minutos? Não gosto de falar sobre coisas”

E pronto, aí foi ele. Todos temos direito aos nossos dois minutos de birra. Os de Chris Martin podem ser ouvidos aqui.

A realidade além dos anúncios

O Ask.men fez o top 10 dos anúncios em que os homens ficam... menos bem vistos, vá! Alguns leitores deste portal não gostaram muito do ranking, mas cá para mim acho que se deviam dar por satisfeitos. É que nós por cá também temos homens (e mulheres) assim para o parvinhos, e isto não me parece nada um anúncio...

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Cinco formas de poupar na viagem

As ordens são para cortar nas despesas. Ficam cinco sugestões.

1. Internet. Foi a melhor invenção do séc. XX. Esqueçam as agências de viagens e passem à rede.
-Lastminute.es (atenção: o uso de cartões de débito leva a uma dupla cobrança inicial que depois é devolvida);
-eDreams.pt (este estou a experimentar pela primeira vez este mês);
- Easyjet.com para viagens na Europa (com bons preços, sobretudo se ainda faltarem uns meses para partir);
- Airtreks.com viagens de longo curso, multidestinos e voltas ao mundo;
- Tripadvisor é um dos meus sites favoritos. Dicas de viagens sobre hotéis, restaurantes, bares e outras atracções feitas pelos próprios viajantes;
- World Time Server para ver as horas em todo o mundo;
- Yahoo Weather para ver o tempo que faz;
- Xe.com para a conversão de moedas;

2. Hotéis Ibis. Garanto que eles não me pagam nada, mas sou fã desta cadeia. É barata, tem quartos espaçosos e, acima de tudo, limpos. Para quem viaja fora da Europa, será mais difícil encontrar opções. É dar uma vista de olhos ao site para confirmar se existem no destino escolhido. O desafio aqui é escolher os Ibis que estão no centro da cidade.

3. Craigslist.org Este também é um site, mas tem lugar à parte. São classificados gratuitos para encontrar um apartamento baratinho no centro de Paris, por exemplo, ou simplesmente trocar de casa com um argentino no mês de Julho - ele vem para Lisboa e nós vamos para Buenos Aires.

4. Surpermercados, supermercados, supermercados. As refeições são caras em Portugal e no resto do mundo. Por isso, quem vai com o dinheiro bem contado pode sempre fugir a esta despesa. Os supermercados têm, hoje em dia, de tudo. Basta escolher o almoço nas prateleiras. E, depois, quando estiverem fartos de comida fria, perder a cabeça e ir a um restaurante.

5. Guias. Custa um bocado dar dinheiro por um livro que provavelmente só se vai usar uma vez. Ainda assim, parece-me que é um bom negócio. Dos que conheço, prefiro o "Let's Go", que indica várias das pechinchas perdidas pelo mundo. Ajuda sempre a poupar algum dinheiro, mais do que aquele que custa o guia.

Dois bons exemplos...

...do que Alice Smith consegue fazer com a voz.


Nota: Para ouvir, clicar directamente no nome da música no visor do iPod.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

As memórias de Madonna, segundo Christopher Ciccone

O irmão de Madonna, Christopher Ciccone, prepara-se para lançar um livro de memórias da irmã, que deve ser lançado em meados de Julho nos EUA. "Life With My Sister Madonna" vai ter uma tiragem inicial de 350 mil exemplares.

Não se pense que o mano mais novo de Madonna tem extraordinários talentos literários e uma promissora carreira no mundo dos livros. Para escrever estas memórias Christopher tem a preciosa ajuda de Wendy Leigh, que já escreveu biografias de Liza Minnelli, Grace Kelly e Arnold Schwarzenegger.

Os dois irmãos já trabalharam juntos nos anos 90, mas ao que parece, já não são amigos como dantes. E a cantora não teve qualquer participação na elaboração da obra. Ou seja, o livro já tem um dos ingredientes para ser um best seller: o suspense de uma biografia não autorizada.

George Michael: adeus ou até já?

Quando um músico diz que vai deixar os palcos, desconfia-se sempre. A quantos regressos já assistimos depois de um adeus?

George Michael marcou dois concertos para Londres (24 e 25 de Agosto), que vão chamar-se "The Final Two", uma clara referência ao espectáculo de despedida dos Wham (The Final) em 1986.

A BBC garante que vão ser os últimos espectáculos do cantor e até já faz uma retrospectiva da sua carreira. Mas o manager de George Michael diz que apenas pode garantir "que vão ser os dois últimos espectáculos em grandes recintos".

Aceitam-se apostas...

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Bond sem sorte nenhuma

Parece que "Quantum of Solace", o novo filme de James Bond, corre o risco de ter uma das rodagens mais acidentadas da história.

Depois de dois acidentes com carros, em Abril, agora o azar persegue o protagonista, Daniel Craig. Na terça-feira o actor cortou-se numa mão e teve de ir ao hospital. Depois de tratado, já voltou às filmagens.

Na semana passada Craig sofreu ferimentos no rosto, que também obrigaram a tratamento médico. No fim-de-semana falou-se num incêndio durante as filmagens, história que já foi desmentida.

Das duas, uma: ou os actores estão muito empenhados na rodagem do filme e correm todos os riscos, ou anda para ali um caso digno da ajuda do professor Bambo... Ou andarão a abusar do martini "shaken but not stirred"... Se beber, não represente.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Um filme muito azul

Para aqueles adultos que gostam de desenhos animados, mas que têm vergonha de ir ao cinema sem os filhos ou sobrinhos como desculpa, aqui vai uma boa notícia.

Lembram-se dos Estrumpfes, aqueles bonequinhos azuis que estrumpfavam por tudo e por nada e que fizeram sucesso na Tv? Vão saltar para o grande ecrã. Os estúdios Columbia e Sony compraram os direitos para o cinema dos famosos desenhos animados.

O filme vai ter sequências animadas e personagens reais e deverá ser escrito pelos guionistas de Shrek 2. Claro que, na versão original, vão chamar-se "The Smurfs"... Mas para nós serão sempre os Estrumpfes, a Estrumpfina e por aí fora...

E aqui pode saber tudo sobre os bonequinhos que comemoram 50 anos.

Ou então... algo com mais "raça"

A ideia do VH1 é notável e creio que Portugal tem imensos talentos que podem vencer este concurso, literalmente, de gritos.

E como hoje é dia de Portugal, aqui vai a minha sugestão. Não é uma, são várias vozes estridentes, por isso recomendo que ouçam com o volume bem baixinho. Ou com tampões nos ouvidos...

E digam lá se estas vozes não têm a raça de que falava o PR...

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Querem decibéis? Vão à Merdaleja!

O VH1 anda à procura da Rainha dos Gritos. O novo programa, de nome "Scream Queens" e a estrear-se no Outono, é uma espécie de "reality-show" para dez aspirantes a actriz e sai vencedora quem souber puxar mais pela goela com um jeitinho para representar. O prémio é a participação num filme de terror, com direito a um papel importante. Será quê, a última a ser esventrada?

Às participantes no "Scream Queens", aqui fica a primeira aula de uma mestra em puxar bem pela voz. "Ó p'ra mim a corar!"

Frases

"Obama é bacana, chique e bonitinho"

Caetano Veloso sobre Barack Obama, em entrevista ao site brasileiro Estadão.

A ópera dos cowboys apaixonados


"Brokeback Mountain" já foi um livro, um filme e pode vir a tornar-se numa ópera. O compositor Charles Wuorinen foi convidado pela Ópera de Nova Iorque para fazer a adaptação do livro de Annie Prouxl. A estreia só deverá acontecer dentro de cinco anos.

Wham num cinema perto de si. Ou não.

A história dos dois rapazes que deram a volta à cabeça das miúdas nos anos 80 pode passar para o grande ecrã. Ou não.

A ideia de fazer um diz-que-é-uma espécie de documentário sobre os Wham! está na cabeça do antigo manager da banda, Simon Napier-Bell, mas este admite que o seu projecto possa estar comprometido, porque "George Michael vai querer controlar tudo". Napier-Bell disse também à ITV que o uso das músicas dos Wham! vai depender da aprovação de George Michael, que deverá também querer ver todos os guiões.

Até se compreende.É que, quando alguém tenta fazer a história do grupo, metade do tempo é gasto a falar da vida privada de George Michael e pouco ou nada se diz sobre a forma como dois adolescentes conseguiram liderar tabelas e vender milhões de discos. Já para não falar nos posters que vinham na "Bravo" e afins e que decoraram tantos quartos por esse mundo fora...

Ó pra eles, tão jeitosos que eram...

domingo, 8 de junho de 2008

Swayze volta ao trabalho

O actor Patrick Swayze parece estar decidido a provar que venceu a luta contra o cancro do pâncreas, que lhe foi diagnosticado em Março. Swayze, que enlouqueceu milhões de teenagers em "Dirty Dancing" e "Ghost", vai começar a gravar uma nova série de televisão.

Em "The Beast", cujas filmagens começam em Agosto, Patrick Swayze vai interpretar o papel de um agente do FBI. Um papel que, diz, o actor, era um desafio há muito esperado.

Entretanto, aqueles que juram a pés juntos nunca ter visto "Dirty Dancing", podem rever um dos momentos altos do filme graças à nossa generosidade infinita.

O vídeo não matou as estrelas da tv

O que acontece quando Matt Lucas e David Walliams (Little Britain) decidem dar uma ajudinha aos já esquecidos Pet Shop Boys e personificar a dupla britânica em "I'm with stupid"?

Será que "oh! computer says no"? Vale a pena recuar dois anos e rever.E elogiar os Pet Shop Boys pela esperteza...

É caso para dizer que, neste caso as imitações valem bem mais do que o original.

sábado, 7 de junho de 2008

Só mais uma coisinha

Do Rock in Rio-Lisboa 2008 ficou-me ainda a sensação de que foi criado um acordo ortográfico específico para a Cidade do Rock. Será que entre os PRODUCTOS oficiais também constava um dicionário? Confesso que não me dei ao trabalho de ir ver.

Acabou-se a festa


O que ficou do Rock in Rio-Lisboa 2008:

Dia 30: Mais de 90 mil pessoas tiraram o pé do chão, mas quem acabou por cair foi Amy Winehouse.

Dia 31: Alanis tatuada de "gentle" e Jon Bon Jovi contra as grades sem espaço no corpo para colar mais umas mãos.

Dia 1: "Rockeiros" viciados em ursinhos-gomas, Joss Stone no seu melhor, Rod-não-me-podem-filmar-a-menos-de-três-metros-Stewart.

Dia 5: GRRRRROOOOOOOOOOOOOWWWWWWWWWWWW and nothing else matters.

Dia 6: Cuba libre e guitarradas potentes.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

E já não há bilhetes...

Cumpre-nos o dever de informar que os bilhetes para o concerto de Madonna, em Lisboa, já esgotaram.

Quem comprou, comprou. Quem não foi a tempo, tem agora de sujeitar-se às leis do mercado... negro. Aceitam-se apostas para ver quanto vai custar um bilhete que valia 60 euros....

Adivinha quem voltou...

O homem que inspirou Marco Paulo a cantar "Só falei para dizer que te amo" e que nos anos 80 trepou pelos tops de todo o Mundo, anunciou que vai voltar à estrada e aos discos.

A digressão europeia de Stevie Wonder começa a 8 de Junho, em Birmingham,na Inglaterra e termina a 28 em Paris. As datas anunciadas não incluem Portugal, mas com a onda de revivalismo que por cá anda... nunca se sabe.

Stevie Wonder, (que pelo que se vê no YouTube inspira milhares de adeptos do karaoke em todo o mundo com "I just called to say I love you" a ser cantado mais vezes do que a Amy Winehouse vai à adega) vai também lançar dois álbuns; "Gospel Inspired by Lula" and "Through the Eyes of Wonder". Já poucos se lembram dele, mas o homem não tem estado parado, como se vê.

E agora só para chatear...

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Frases

"Ele tem cinco ou seis cérebros, todos extraordinariamente irrigados"

Carla Bruni a (tentar) elogiar o marido, o Presidente francês Nicolas Sarkozy.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Top 5 dos falhanços que até sabem bem (nr. 1)

Pois que podia ter ficado quieta e continuado a tocar que ninguém dava por isso. Só mesmo um ouvido apurado detecta esta nota ao lado que saiu do Bösendorfer de Tori Amos. Mas não, a cabeça...ruiva quer sempre a perfeição e teve de denunciar o falhanço. Não desistiu enquanto não foi à tecla certa e assim se ficou, talvez, com um dos momentos mais divertidos de um concerto ao vivo. Ouro para Tori Amos em "Mr. Zebra".

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Portugal e a bola

O boicote às gasolineiras foi um falhanço. Proponho por isso um boicote aos canais generalistas. Porque ontem nos deram uma overdose de selecção. Até ao limite do que é aceitável, mesmo sabendo o quanto Portugal vive e se ilude com o futebol...

Foram horas a seguir os jogadores, passo a passo... E como não arranjaram forma de acompanhar em tempo real a viagem de avião da selecção, toca a encher chouriços e a entrevistar os emigrantes que estavam à espera. No aeroporto, no hotel, nos buracos do queijo suíço.

Aposto que dos 12 000 portugueses que vivem em Neuchatel, não ficou um por entrevistar...

Haja paciência ou Tv por cabo...

Frases

"A mais bela peça de roupa que uma mulher pode vestir são os braços do homem que ela ama. Para aquelas que não tiveram a sorte de encontrar a felicidade, eu estou aqui".

Yves Saint Laurent, costureiro francês falecido no domingo

Alanis Morissette 1 - Scarlett Johansson 0

"Scarjo pode ter-lhe ficado com o homem, mas Morissette tem algo que Johansson não tem: um disco cheio de sentimentos verdadeiros."

E não é que é verdade? Em "Flavors of Entanglement" encontramos:

Sarcasmo - "One day (...) I'll be a friend to my friends who know how to be friends" ("Incomplete")
Luto - "I declare a full time out from all things commitment" ("Moratorium")
Desistência - "I'm too exhausting to be loved/A volatile chemical/Best to quarantine and cut off" ("Tapes")
Recomeço - "From scratch, begin again/But this time I as I and not as we" ("Not As We")
Fúria - "I don’t know who you’re talking to with such fucking disrespect/This shit’s making me crazy/(...)I swear you won’t be happy til/I am bound in a straitjacket" ("Straitjacket")

Alanis Morissette perdeu o noivo, mas reencontrou-se na composição. Nas músicas há também muito experimentalismo, ainda que nem sempre bem sucedido. Mas a canadiana ainda sabe o que faz, e com um pouco de sorte não falta muito para voltarmos a ouvir uma harmónica.

P.S. - As 11 músicas do álbum "Flavors of Entanglement" estão todas ali ao lado na Pauta Roxa.