sexta-feira, 13 de junho de 2008

Cinco formas de poupar na viagem

As ordens são para cortar nas despesas. Ficam cinco sugestões.

1. Internet. Foi a melhor invenção do séc. XX. Esqueçam as agências de viagens e passem à rede.
-Lastminute.es (atenção: o uso de cartões de débito leva a uma dupla cobrança inicial que depois é devolvida);
-eDreams.pt (este estou a experimentar pela primeira vez este mês);
- Easyjet.com para viagens na Europa (com bons preços, sobretudo se ainda faltarem uns meses para partir);
- Airtreks.com viagens de longo curso, multidestinos e voltas ao mundo;
- Tripadvisor é um dos meus sites favoritos. Dicas de viagens sobre hotéis, restaurantes, bares e outras atracções feitas pelos próprios viajantes;
- World Time Server para ver as horas em todo o mundo;
- Yahoo Weather para ver o tempo que faz;
- Xe.com para a conversão de moedas;

2. Hotéis Ibis. Garanto que eles não me pagam nada, mas sou fã desta cadeia. É barata, tem quartos espaçosos e, acima de tudo, limpos. Para quem viaja fora da Europa, será mais difícil encontrar opções. É dar uma vista de olhos ao site para confirmar se existem no destino escolhido. O desafio aqui é escolher os Ibis que estão no centro da cidade.

3. Craigslist.org Este também é um site, mas tem lugar à parte. São classificados gratuitos para encontrar um apartamento baratinho no centro de Paris, por exemplo, ou simplesmente trocar de casa com um argentino no mês de Julho - ele vem para Lisboa e nós vamos para Buenos Aires.

4. Surpermercados, supermercados, supermercados. As refeições são caras em Portugal e no resto do mundo. Por isso, quem vai com o dinheiro bem contado pode sempre fugir a esta despesa. Os supermercados têm, hoje em dia, de tudo. Basta escolher o almoço nas prateleiras. E, depois, quando estiverem fartos de comida fria, perder a cabeça e ir a um restaurante.

5. Guias. Custa um bocado dar dinheiro por um livro que provavelmente só se vai usar uma vez. Ainda assim, parece-me que é um bom negócio. Dos que conheço, prefiro o "Let's Go", que indica várias das pechinchas perdidas pelo mundo. Ajuda sempre a poupar algum dinheiro, mais do que aquele que custa o guia.

Sem comentários: