sexta-feira, 18 de abril de 2008

Ó Tom, ainda não sabes o nome do "flugelbinder"?

Há precisamente vinte anos, no filme “Cocktail” (1988), Tom Cruise e Elisabeth Shue levantaram questões pertinentes. Ainda há quem se lembre do "flugelbinder"?

Pois bem, Tom e Elisabeth, afinal de contas, o “flugelbinder” dá pelo nome de “aglet” e dizem os entendidos que apareceu muito antes dos atacadores (há quem aponte o séc. VIII).
Numa época em que ainda não havia plástico, eram feitos de pedra ou metal. E como os atacadores pelos vistos também haviam de tardar em chegar, os “flugelbinders” eram aplicados nas extremidades das fitas usadas para fechar as peças de roupa. Também ainda não havia botões... Em 1790, Harvey Kennedy inventou os atacadores, que eram uma trabalheira pegada. Desfiavam-se nas pontas e passá-los pelas ilhoses (os buraquinhos) dos sapatos era uma aventura que requeria tempo e paciência. Só em 1791 têm a ideia de adaptar o “aglet” aos atacadores. E foi a maravilha que ainda hoje se conhece.
Se quem inventou o “flugelbinder” ficou milionário, não se sabe. Mas de que o senhor Kennedy - o Harvey - se safou à grande não há dúvidas: terá ganho cerca de 2,5 milhões de dólares com a patente dos atacadores. Isto em 1791...

Sem comentários: