quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Simplesmente Santogold

As críticas não podiam ser melhores, mas nada como ouvir para confirmar. Santogold, cujo disco de estreia foi editado em Abril, é das melhores coisas que ouvimos nos últimos tempos. Irreverente é pouco para definir um som que é, acima de tudo, muito urbano e completamente actual. A cor da pele levou a que muitos a tentassem etiquetar como cantora de R&B. Um grande disparate. Começou num grupo punk, mas apesar de manter algumas influências desses tempos, adaptou-as muito bem à realidade actual e construiu um som que serve perfeitamente de banda sonora a 2008.

A música de Santogold não vem de bairros problemáticos de uma grande cidade nem se arruma numa daquelas irritantes gavetas de rock, pop ou electrónica. Fica algures entre a sempre cosmopolita Nova Iorque a a louca Los Angeles. Ficaria bem, como alguém disse, num dos episódios de "L Word". Sabe bem ouvi-lo numa festa , mas também no caminho para casa depois de um dia desesperante no emprego.

L.E.S. Artistes é uma boa forma de a começar a ouvir, mas "You'll find a way" e "Say Aha" são também excelentes portas de entrada. E mesmo quem não gosta da música, pode sempre apreciar os excelentes vídeos.

Santogold está actualmente em digressão nos EUA. Rezemos a todos os santos para que venha à Europa.

Sem comentários: