segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Rodrigo e o Lobo (Antunes)

Confissão: durante muito tempo tive o preconceito de não comprar livros escritos por pivots de televisão. Num país onde 15 segundos de fama dão a qualquer um o direito de se armar em escritor, é fácil refugiarmo-nos nos autores que já conhecemos.

De Rodrigo Guedes de Carvalho sempre tive boa impressão. E tinha a ideia de que até escrevia bem. Por isso, cedi à tentação. Depois de ler "A Casa quieta", prometo que não fico por aqui. Confirma-se: a escrita tem qualidade, a história é boa e o livro tem aquela marca de ironia subtil que o autor demonstra nos comentários de rodapé às peças do "Jornal da Noite".

Rodrigo admira Lobo Antunes, que admira Rodrigo. E as marcas do mestre estão lá: na escrita, mas também na escolha dos temas: a solidão que existe nas relações, o distanciamento em relação a uma figura paternal pouco emotiva e, claro, os traumas e memórias da Guerra Colonial. Por isso, passei a ser fã de Rodrigo Guedes de Carvalho. José Rodrigues dos Santos e Júlio Magalhães é que vão ter de esperar. Ainda não consegui vencer o preconceito...

Sem comentários: