sábado, 19 de julho de 2008

É preciso paciência de chinês


O chinês Zhao Bandi está muito ofendido, coitado. Então não é que os americanos andaram a brincar com o símbolo do seu país? Vai daí, processou a DreamWorks, exigindo-lhe um pedido de desculpas pela imagem depreciativa que o filme "Kung Fu Panda" transmite do símbolo nacional da China - o panda gigante.

O artista, que faz do panda um elemento constante das suas peças de arte, deve ter passado as últimas semanas a encontrar argumentos que convençam o tribunal de Pequim que recebeu o processo. E pelos vistos chegou a conclusões muito difíceis de refutar:

- Antes de mais, a afronta que considera ser um panda de olhos verdes, uma cor que dá um ar maléfico ao ursinho branco e preto. O artista espera uma explicação para a escolha da tonalidade;
- Mas a pergunta fundamental é mesmo, e passo a citar, "Por que é que o pai do panda é um pato?" Sim, porquê?, pergunto eu também sr. Bandi. Principalmente quando no "Kung Fu Panda" que passa em todos os outros países o pai do panda é um ganso! Por que é que os chineses ficaram com um pato? Ou terá sido só Zhao Bandi a ver um pato? Enfim, adiante.
O queixoso está muito preocupado que o "pato" que concebeu o panda com desejo de ser estrela de kung fu influencie, a médio prazo, os chineses pequeninos. É que podem começar a pensar que os seus antepassados se centram no Pato Donald. Palavra de Zhao Bandi.

Posto isto, está mais que visto que será um processo muito difícil para a DreamWorks, ainda para mais porque o panda Po é mesmo assustador, como se pode ver pela foto. Esperto foi o La Fontaine por não fazer nenhuma fábula com pandas. Coitadinhas das criancinhas chinesas que a lessem.

Sem comentários: