domingo, 21 de dezembro de 2008

The notorious Santogold

Ela é decididamente uma das melhores coisas de 2008. Santogold já é quase da família para nós e parece que o sucesso da menina não pára. É uma das participantes na banda sonora de "Notorious", uma filme sobre o falecido rapper Notorious BIG, produzido por P. Diddy. O disco chega a 26 de Janeiro e o filme um mês depois.

"Brooklyn (Go Hard)" é o tema a meias com Jay-Z e como somos uns queridos, até dizemos que podem fazer o download aqui. Vale a pena ouvir.

Um ano em grande que termina em grande: Santogold está em todas as listas dos melhores do ano, incluindo a Rolling Stone, Urb Magazine, New York Magazine, Elle, Amazon e Myspace.

Ai que mauzinhos!

O espírito natalício não chegou aos lados da Warner Music, que ontem mandou retirar todos os vídeos dos seus artistas do Youtube. A editora entende que não recebe uma justa recompensa pelos vídeos disponibilizados. A indústria discográfica está em crise mas será que uns tostões não são melhor do que nada?

Dado o peso da editora e os nomes que representa ou representou, esta é uma baixa de peso. Ou não, porque já se sabe que amanhã ou depois vai surgir uma forma de contornar o problema. Há um ano alguém já tinha demonstrado o seu descontentamento para com os senhores que mandam na Warner.

Mas quem precisa dos vídeos da Warner quando tem D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e a sua mensagem de Natal? Depois digam que a Igreja não se actualiza...

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Um rigoroso exclusivo

O Lanterna Roxa já sabe como vai ser a programação de Natal de alguns canais. Aqui vai em exclusivo mundial:

SIC Mulher
“Fashion Adviser” especial. O programa que transforma as mulheres em árvores de Natal vai transformar árvores de Natal em mulheres.
“Querido mudei a casa” na Lapónia. A casa do Pai Natal vai receber melhoramentos, incluindo uma piscina exterior e uma mega caixa do correio forrada com tecidos da “Cadeirinha do Almeida”
Oprah O programa de Natal de 2005, comprado ao quilo num lote onde estão também filmes do tempo em que Anne Heche ainda era lésbica e as mulheres usavam chumaços nos casacos

Biography Channel
As vidas de Isabel Pantoja, Miguel Bosé e Maria Isabel, falados em espanhol, claro. No intervalo, enquanto “nuestros hermanos” comem umas tapas e fazem uma “siesta” é capaz de passar a história da vida dos irmãos Guedes

Canal Hollywood
“Kill Santa” filme realizado por Quentin Tarantino que conta a história de renas sedentas de vingança

“Este país não é para barbas” Javier Bardem à solta no Pólo Norte, disparando à queima-roupa sobre pinguins e esquimós

“Natália” Filme português que conta a história de uma fadista que lamenta a sorte de ter nascido a 25 de Dezembro e de ser gaga

O Natal dos hospitais

Nunca gostei do Natal dos Hospitais. Lembro-me da xaropada que começava depois do almoço e só terminava noite fora. Como só havia dois canais e estava mau tempo para brincar na rua era o pior dia das férias de Natal. Eram cantores decrépitos em play-back, apresentadores mais decrépitos ainda e pelo meio sorteios de televisores para a Santa Casa da Misericórdia de Cabeceiras de Basto e para o Hospital de Moimenta da Beira. Quase tão deprimente como as sms de boas festas com estrelinhas feitas de asteriscos e bonecos de neve com parêntesis.

O trauma é tão grande que nem sei se ainda faz parte da programação. Mas consigo imaginar como serão: na RTP, Eládio Clímaco e Margarida Mercês de Mello apresentam um programa onde o Tony Carreira aparece 30 vezes. Pelo meio, repetições do programa da Catarina Furtado e de “Os Contemporâneos”.

A TVI põe a Júlia Pinheiro e a Cristina Ferreira a berrar aos ouvidos de um grupo de doentes escolhidos a dedo: cheios de ligaduras, estropiados, muito pobrezinhos e tão feios que não há doutor que os ajude.

O Natal dos Hospitais da SIC vai ser nas urgências do Hospital da Anadia. Fechou? Não está lá ninguém? Não faz mal. Eles estão habituados a fazer programas para as paredes.

É por essas e por outras que Natal só nos hospitais do ER, Dr. House e Anatomia de Grey. Podem ser pirosos e lamechas, mas só duram 40 minutos.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Já acabou o stock de Super Bock

O festival Super Bock em Stock terminou e quem teve a sorte de lá estar deve concordar que valeu a pena. Para mim, além da confirmação de que Santogold é ainda melhor ao vivo do que em disco, foi bom descobrir novos sons.

Apesar de muita gente já conhecer Ladyhawke (a prova foi a sala principal do São Jorge cheia), para mim foi uma boa descoberta. O som e a imagem lembram, sem dúvida os anos 80, mas o resultado final tem algo de muito actual. E funciona muito bem ao vivo. "Paris is burning" ou "Back of the van" são boas formas de a ficar a conhecer.

"My Delirium" é o novo single que vai ser lançado na segunda-feira. E que vale a pena ver e ouvir.

Onde é que eu já ouvi isto?

Já dizia o Herman: a vida é como os interruptores. Umas vezes para cima, outras para baixo. Essa grande filósofa que é a Heidi Klum também diz frequentemente que no mundo da moda (e no mundo em geral, acrescentamos nós), "one day you're in and the next you're out".

Chris Martin e os Coldplay devem ter percebido isso mesmo. Ontem estavam nas nuvens com as sete nomeações para os prémios Grammy. No mesmo dia, o guitarrista Joe Satriani deu entrada com um processo acusando a banda de plágio. Diz o senhor que o hit "Viva La Vida" contém um número substancial de partes iguais à do seu instrumental "If I Could Fly" de 2004.

Já em Junho, alguém muito atento tinha reparado nisso. E fez-nos o favor de nos poupar trabalho de fazer montagens.



Pois... Se o juiz for surdo, pode ser que se safem... Ou então, sempre podem partilhar o Grammy, caso o ganhem.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Pink ainda mais alucinada

Ainda na onda da partilha de novidades. Pink já tem vídeo para o segundo single do álbum "Funhouse", "Sober". E aqui, difícil é descobrir qual o verdadeiro vício da rapariga. Ou serão todos?

"Circus", by Britney Spears

Britney Spears habituou-se de tal maneira à rede de segurança que as vozes distorcidas e "robotizadas" lhe dão que agora já não quer outra coisa. "Circus" está no Imeem, mas só para quem está registado. Aqui, é para quem quiser, até porque vale a pena ouvir.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Arranjem uma casa para o Kanye

Não, não é um cãozinho a precisar de um lar. É mesmo Kanye West, o famoso rapper. O senhor foi detido pela segunda vez em dois meses: em ambas as ocasiões por problemas com fotógrafos.

Uma profunda (levou uns 3 minutos a fazer e entretanto ainda fui ligar a máquina da roupa) análise psicológica a este comportamento permitiu-nos concluir que Kanye quer ir para a prisão. Porquê? Mais uma vez os nossos elevados conhecimentos em economia e finanças permitiram uma rápida conclusão: porque é a garantia de uma casa de borla e não há taxas de juro que lhe tirem o sono.

Kanye, esforça-te um pouco mais. Tenta algo mais radical, como assédio sexual em casas-de-banho públicas ou tráfico de droga. E não tentes fazer estas coisas em Portugal, porque além de absolvido, ainda te arriscas a ser condecorado no 10 de Junho.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Aretha, és a melhor!

A escolha não é nossa, mas da revista Rolling Stone, que hoje divulgou a lista dos melhores cantores de sempre, resultado de uma eleição feita por 179 especialistas, que inclui músicos e pessoas ligadas ao sector.

Aretha Franklin lidera uma lista onde as vozes da soul estão muito bem representadas. Vale a pena espreitar a Rolling Stone que, além da lista completa, tem também sugestões de temas a ouvir e depoimentos de outros cantores sobre as personalidades mais votadas.

E aqui fica o top ten:
1 Aretha Franklin
2 Ray Charles
3 Elvis Presley
4 Sam Cooke
5 John Lennon
6 Marvin Gaye
7 Bob Dylan
8 Otis Redding
9 Stevie Wonder
10 James Brown

E já agora, vejam o que vale a senhora. Porque o respeitinho é muito lindo!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Desconfio que...

se este anúncio passasse mais na televisão, não havia tantos arrependimentos.

domingo, 9 de novembro de 2008

Rihanna está bem

Rihanna teve de sair do palco na sexta-feira depois de se ter sentido mal.

sábado, 8 de novembro de 2008

E assim vão as modas...

A SIC Mulher estreou um progama com o nome pomposo de Fashion Adviser. Uma imitação foleira dos programas de Trinny e Susannah para a BBC e ITV. As duas especialistas em moda contratadas são tão convincentes como os vendedores de Agel. E as compras são feitas no Freeport. Mais um esforço e iam às lojas de chineses, não?

A concorrente, que era uma rapariga normalzinha, acabou o programa prontinha para ir trabalhar para uma casa de alterne. Ou seja, o ar básico dos jeans, top preto, sapatos rasos e rabo-de-cavalo era bem mais fashion... Como dizia uma música do tempo da minha avó: "para melhor está bem, está bem. Para pior está bem assim".

Parem de imitar mal o que vem de fora. Limitem-se a importar programas ao quilo.

Frases

"Os portugueses têm que perceber que têm mesmo que votar. Como é que é possível que Moscovo, onde a Internet é a 22k, tenha mais votos do que nós? É triste. O pessoal é preguiçoso. Depois querem ver-nos na televisão a fazer coisas bonitas. Mas pronto, muito obrigada pelos votos que tivemos"

Buraka Som Sistema queixando-se da falta de participação dos portugueses nos prémios MTV

Considerações:
1 - Sim, somos preguiçosos. Como dizia o outro, estamos bem é na caminha.
2 - A abstenção costuma ter uma interpretação bastante óbvia: falta de qualidade de quem se candidata.
3 - Quando quisermos ver gente a fazer coisas bonitas na televisão inventamos um programa com especialistas em origami.
4 - Emigrem. Acho que os russos adoram uma coisa que se chama kuduro progressivo.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A estrela dos European MTV Awards

Britney Spears ganhou dois prémios, mas a senhora da noite foi mesmo a apresentadora: Katy Perry.

katyperry

As fatiotas da apresentadora. Imagens Getty

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Adeus, ó Emplastro

A noite de ontem foi histórica em muitos aspectos. Um deles foi o facto de pela primeira vez na história da televisão ter sido possível utilizar um holograma para fazer uma reportagem. Jessica Yellin da CNN estava no meio de uma multidão em Chicago, mas a tecnologia permitiu que ela aparecesse no estúdio. Sem povo aos gritos ou barulho de fundo.



Dadas as explicações técnicas passemos às vantagens desta tecnologia:

1- Vai ser o fim do Emplastro, que aparece nos ecrãs sempre que há uma multidão (devia estar em Chicago, mas não o vi)

2- Acabaram-se as imagens com o povo ao telemóvel a dizer "liga para a SIC. Estou na televisão"

3- E não vamos voltar a ver a Joana Latino no meio de uma guerra de almofadas a gritar: "Eu estou a trabalhar! Eu estou a trabalhar!"

Razões para festejar

Eis o melhor discurso político que ouvi nos últimos tempos — se não for o melhor de sempre.

YES THEY COULD!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A solução para a crise imobiliária

As imobiliárias queixam-se da crise e dizem que não vendem. O Lanterna Roxa mantém o espírito de ajudar o próximo (sempre cobrando as devidas comissões) e por isso aqui está a solução. Que tal procurar um novo mercado? As bandas que passam cá o tempo e que dizem gostar muito do clima, da comida, do vinho e por aí fora.

Na semana passada os dEUS deram o mote, dizendo que gostavam de ter casa em Sesimbra. Por acaso algum dos senhores vendedores de imóveis já falou com eles? Ah não? Depois queixem-se que não vendem.

Peter Murphy, LLoyd Cole, James são outros potenciais compradores, bem como todos os artistas brasileiros que têm uma bisavó nascida em Unhais da Serra e que adoram "o calô do povo portugueis". Vamos lá fazer negócio!

Libertem Mumia

O novo álbum dos Massive Attack já parece uma daquelas obras à portuguesa. Está pronto, afinal não, tenham paciência que agora só para o ano.

Entretanto, os senhores de Bristol parecem mais activistas do que nunca. Depois das mensagens anti-guerra nos concertos, Robert Del Naja (3D para os amigos e agora também conhecido por 100 suns) criou em parceria com Snoop Dogg um tema para a banda sonora do documentário "In Prison My Whole Life", sobre Mumia Abdul Jamal.

Mumia foi condenado à morte em 1981 pela morte de um polícia em Filadélfia. Muitos dizem que foi para a prisão apenas pelas suas convicções políticas e que não teve um julgamento justo. O tema "Calling Mumia" pode ser ouvido aqui. Políticas à parte, soa muito a Massive Attack e isso já é bom.

domingo, 2 de novembro de 2008

Descobertas para a história

Pelos vistos, Barack Obama tem uma tia que está ilegal nos EUA. O Lanterna Roxa fez verdadeiro jornalismo de investigação e descobriu mais coisas que podem alterar o rumo da história:

A manicure de Cindy McCain é brasileira, chama-se Shirley e não tem "green card"

A senhora que passa a ferro as camisas de Obama é equatoriana e também está ilegal

McCain tem um primo que conhece uma senhora que compra "tacos" a um mexicano que também não tem autorização de residência (parece que é da família de uma tal Betty Suarez)

E os rissóis que José Sócrates gosta são feitos por uma senhora de Sever do Vouga que não passa facturas

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Coisas cruzadas II

A imaginação não pára e aqui vão mais umas ideias para séries cruzadas. Desta vez metemos também um filme pelo meio, mas já sabem que só fazemos o que nos apetece...

CSI Miami vs Blindness Para que os cegos pudessem ter um grande estilo quando tirassem os óculos escuros. E o Caruso fartava-se de fazer boas acções, ajudando os invisuais a atravessar a rua

Sopranos vs Queer as Folk Para a Máfia ficar mais delicada

Betty Feia vs Nip/Tuck A Betty talvez ficasse mais apresentável e a Alexis tinha a manutenção das plásticas garantida

Prison Break vs Extreme Makeover Nada como dar às celas um ar mais aprumadinho, com jacuzzi e tudo

Twin Peaks vs Roda da Sorte Na série o objectivo era descobrir quem matou Laura Palmer. No concurso é saber até quando vai sobreviver a Vanessa Palma

Pimp my ride vs O Justiceiro Será que é possível artilhar ainda mais o Kitt? Pelo menos na altura não existia tunning

Trading Spouses vs Swingtown Já que é para trocar, ao menos que seja como deve ser

Irmãos, juntai-vos!

O Lanterna Roxa vai fazer algo nunca visto. Juntar gémeos separados à nascença. Uma espécie de "Olhos de Águaaaaaaaaaaa", mas mais pobrezinho.

O primeiro par é este: Angie Harmon, protagonista do "Clube das Investigadoras". E o seu irmão é Thomas Anders, o moreno dos Modern Talking, que na verdade se chama Bernd Weidung.Percebem agora por que estes irmãos nunca se conheceram? Não é comovente?

De pé, ó vítimas de Bond!

Pelos vistos, as cassetes com os discursos comunistas ainda funcionam. Pelo menos para os lados de São Petersburgo, na Rússia. O Partido Conunista local acusa a nova Bond Girl, Olga Kurylenko (que por caso é ucraniana) de "trair os ideais socialistas".

"A tua glória é barata e efémera, mas o teu arrependimento chegará demasiado tarde. Onde está a tua consciência? Enquanto os teus compatriotas protestam contra a NATO, tu gozas a tranquilidade da Côte d'Azur", acusam os senhores. Dizem também que Bond é "um ícone do capitalismo".

Amiga Olga, se voltares a ser uma Bond girl, o melhor é gravares o filme na Quinta da Atalaia, em inícios de Setembro. Ou então transforma-te numa Chávez girl. Pode ser que assim tenhas sossego.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O outro lado do mundo

Na categoria dos sites completamente inúteis mas, ainda assim, divertidos, o Antipodr anda para aí a dizer às pessoas onde fica o outro lado do mundo a partir da morada lá de casa. No meu caso, fui parar ao meio do mar, a uns quilómetros da Nova Zelândia, o que não deixa de ser reconfortante: podia estar bem pior.

Para testes é clicar aqui.

Descoberta

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Quando estar morto compensa

Este post tem tudo a ver com o anterior. Os senhores da super-banda estão com os pés para a cova e ainda facturam. Estes já morreram e continuam a lucrar. A Forbes divulgou hoje a lista das celebridades mortas que mais rendem.

Na liderança está Elvis Presley (sim, parece que morreu mesmo) que ganhou no ano passado 52 milhões de dólares (mais do que Justin Timberlake ou Madonna que estão vivinhos da silva e que se fartam de trabalhar). Paul Newman e Heath Ledger também estão nesta lista, tal como ícones como John Lennon, Andy Warhol, Marilyn Monroe ou James Dean.

Aqui no Lanterna também temos andados a fazer-nos de mortos, mas nem assim conseguimos fazer um PPR que evite que andemos a escrever em blogues quando tivermos a idade do Mick Jagger...

O que é mais velho do que as pirâmides do Egipto?

A super-banda que se vai reunir para a abertura dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres: David Bowie, Mick Jagger, David Gilmour, Jimmy Page, Elton John, Phil Collins, Sting e Van Morrisson são os elementos e todos juntos devem ter uns 100 mil anos.

Daqui a quatro anos metade deles vai cantar de algália ou de cadeira de rodas, (já para não falar na falta de memória). Uma ideia: e jogar a sueca num jardinzinho lá da terra? Ou uma excusão do INATEL? Pensem nisso.

Coisas cruzadas (ou um título sem piada nenhuma, mas é o que se arranja)

O "Crossover" de CSI e Sem Rasto inspirou-nos tanto que decidimos deixar algumas sugestões para mais séries cruzadas. Patrões das televisões: é favor depositar o dinheirinho na nossa conta offshore, que a vida está difícil para todos.

ER vs Contacto E se os doentes que morrem devido às asneiras de Kovac e Companhia voltassem para os assombrar?

Clube das Investigadoras vs Duarte & Companhia Assim como assim, a Joaninha já deve ter uns 70 anos e dava sempre jeito umas miúdas giras lá no elenco. E já imaginaram a animação que ia ser naquele Citroen 2 Cavalos?

Momento da Verdade vs Tertúlia Cor-de-rosa Sempre queria ver aquela gente que gosta de falar da vida alheia a enfrentar a Teresa Guilherme e a responder a perguntas incómodas sobre a sua vida privada ...

Erva vs Dr. House Não havia IDT que lhes valesse...

A lista está em aberto. Aceitam-se sugestões.

domingo, 26 de outubro de 2008

E se Beyoncé fosse um rapaz?

Não, não se descobriu que afinal a senhora Jay-Z se chama Marcelão e é, afinal, um travesti brasileiro. "If I were a boy" é só o nome um dos temas já disponíveis do disco a ser lançado em Novembro. Mais uma balada feita para que as teenagers possam sonhar que o namorado tem o dinheiro do Jay-Z e o corpo do Nelson Évora. O outro tema conhecido é "Single ladies" e traz mais do espírito "girl power" que já tinha mostrado com as Destiny's Child. Basicamente, parece ser mais do mesmo.

A grande novidade é que este disco, cujo nome ainda não é oficial, pode ser comprado em duas versões: um duplo com 17 temas ou apenas um disco com 11 canções. Um dupla oferta que tem também a ver com a duplicidade que a cantora diz ter encontrado na sua pessoa. Assim, um dos discos pode chamar-se "I am ... Beyoncé" e o outro "I am Sasha", uma referência a um alegado alter ego da artista.

O que vais fazer a seguir, rapariga? Viciar-te em ópio, escrever cartas à Ofélia e poesia? Não me parece...

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Caiu o Carmo e a Trindade

Já era de esperar. No dia em que vi o "Louvado sejas ó Magalhães" no Zé Carlos (mais valia chmarem-lhe "Diz que isto também é uma espécie de magazine ou coisa que o valha" , imaginei logo fortíssimas críticas dos mais conservadores. Afinal, demorou quase uma semana a rebentar a confusão, o que prova que afinal ninguém vê a SIC.

Acho que esta foi das melhores coisas que os Gato Fedorento fizeram nos últimos tempos. Será que vou para o Inferno por isso?

sábado, 18 de outubro de 2008

Bee Gees em versão ER

Os estudos descobrem coisas surpreendentes. Mais surpreendente ainda é descobrir que há gente com tempo e imaginação para concluir, por exemplo, que a música "Stayin' Alive" dos Bee Gees aumenta a eficácia dos médicos que fazem Ressuscitação Cardio-Pulmonar (para quem está habituado a ver séries de médicos é conhecida por CPR).

Uma boa notícia para o Ministério da Saúde: para quê gastar dinheiro em aparelhos sofisticados? Basta um aparelho de MP3 ou um leitor de cassettes (que sempre fica mais barato nos dias que correm) a tocar e os paramédicos podem salvar vidas.

Continuo a ter dúvidas. Para mim, ver este videoclip é, antes de mais, um poderoso antídoto para a má disposição. Há quem consiga não ter um ataque de riso depois de ver estas roupinhas e penteados? Acho que vou fazer um estudo sobre isso.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

"As notícias sobre a minha morte são exageradas"

A frase é do escritor Mark Twain, mas poderia ter sido usada por Tom Cruise, que se viu obrigado a emitir um comunicado depois de terem surgido notícias em que se dizia que teria morrido ao cair de um penhasco na Nova Zelândia. Se o senhor não caiu do sofá da Oprah depois de fazer aquelas tristes figuras, acham mesmo que seria um penhasco que o ia matar?

Curiosamente, parece que há alguns anos também foram publicadas notícias que davam conta da morte de Tom Hanks depois de cair do mesmo rochedo.

Uma pergunta: quem será o próximo Tom a ser dado como morto neste local?

Britney como nunca a viu (pelo menos hoje)

E quando já muitos pensavam que estava acabada, Britney Spears regressa e com a força toda. O single "Womanizer" teve aquilo a que a imprensa especializada gosta de chamar "uma subida meteórica" (uma dúvida: os meteoros sobem ou, pelo contrário, estatelam-se contra a Terra?) ao número 1 da "Billboard" e a crítica parece estar a gostar do seu novo trabalho.

A cantora lançou também o seu novo site e na mensagem de boas vindas promete levar os seus fãs "até onde os paparazzi nunca chegaram".

A julgar pelo videoclip de "Womanizer" e por todas as fotos escandalosas que já foram publicadas, não há muito mais para ver, mas enfim...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Frases

"I just kept saying, 'This is too f---ing weird'. And Leo was like, 'Oh, get over it.' And I'm going, 'Yeah, a little reminder: You're my best friend. He's my husband. This is a bit weird.'"

Kate Winslet, sobre as gravações de "Revolutionary Road", em que teve de rodar cenas de sexo explícito com Leonardo DiCaprio sob a direcção do marido, Sam Mendes.

E sim, vai assim mesmo em inglês porque não há fucking que nos valha em português.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A campanha certa

Para fazer os americanos — sobretudo os mais novos — votar, a campanha certa é esta.


Já é um sucesso no YouTube

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

O voo ficou na história, as imagens ficaram sei lá onde

Yves Rossy é o homem do momento. E tudo por causa das asas que pôs às costas para voar como um pássaro. Há menos de uma hora, o Jetman/Fusionman/Birdman aterrou em Dover, na Inglaterra, depois de ter sobrevoado o Canal da Mancha.

O National Geographic apressou-se a garantir a transmissão exclusiva em directo e montou o circo todo, tanto em Inglaterra como em França. Depois de pelo menos 40 minutos de conversa-de-encher-chouriços dos apresentadores, o suíço estava pronto para voar. E o National Geographic estava pronto para gozar com o pessoal, só pode.

Fica o vídeo como prova. E não, não vou dizer que isto tem alguma coisa a ver com o documentário alargado que o canal está a preparar sobre este voo e vai transmitir daqui a uns tempos.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

E o melhor filme de sempre é ...

"O Padrinho" de Francis Ford Copolla. Quem o diz é a revista Empire, que escolheu os 500 melhores filmes de sempre. O inquérito envolveu 150 realizadores, 50 críticos de cinema e mais de dez mil espectadores. Steven Spielberg conseguiu ter dois filmes no Top 5 e Harrison Ford também deve estar feliz da vida, já que participou em dois dos cinco melhores filmes de sempre.

Aqui vai o Top5.
1- O Padrinho
2- Os Salteadores da Arca Perdida
3- A Guerra das Estrelas V - O Império contra-ataca
4- Os condenados de Shawshank
5- O Tubarão

A lista completa pode ser consultada aqui. Não sei se admitem reclamações. De qualquer forma, o jornal britânico "The Guardian" exprimiu bem o pensamento que deve passar pela cabeça de muita gente: "Bem, pelo menos não é outra vez o Citizen Kane".

domingo, 21 de setembro de 2008

George, sai do WC!

Alguém devia proibir George Michael de entrar nas casas de banho. Dez anos depois de ter sido apanhado a seduzir (ou a ser seduzido) numa casa de banho em Beverly Hills, o cantor voltou a ser detido numa ida a um WC público. Desta vez o crime não foi conduta indecente, mas sim a posse de drogas (o que também não é muito decente). Aconteceu em Hampstead, perto de Londres. E George estava bem fornecido: crack, cocaína e erva.

Aqui está algo que nunca aconteceria em Portugal. As casas de banho públicas são, de uma forma geral, tão sujas e tão pouco convidativas que ninguém se atreve a ir lá para engatar nem para passar drogas. Aliás, ninguém se atreve a ir lá e ponto final. E digam lá se isto não é uma boa forma de prevenir o crime!

sábado, 20 de setembro de 2008

O vídeo global de Björk

Numa altura em que muitos videoclips não passam de ruído visual, sabe bem ver algo simples, que não atrapalha a música nem fere as vistinhas. É assim "Dull flame of desire", o vídeo do single que Björk vai lançar no dia 29.

O tema é cantado a meias com Antony Hegarty dos Antony & The Johnsons e a letra foi retirada de um poema de Fyodor Tyutchev.

O vídeo foi dirigido por três realizadores que, a partir de três cidades diferentes, enviaram o seu pedaço de filme. A montagem foi feita em Londres. Christoph Jantos (Berlim), Masahiro Mogari (Tóquio) e Marçal Cuberta Junca (Girona) foram os três autores desta pequena maravilha. Este é mesmo um caso em que as imagens valem mais do que mil palavras.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A nova música do Bond

Alicia Keys e Jack White juntos dão isto. Hummm, acho que gosto.

So what?

Para quem ainda não deu por ele, Pink tem novo disco, novo single e novo videoclip. A actuação nos MTV já deixou ver que ela vem com tudo.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Ouçamos, então! (adenda ao post anterior)

Com a devida licença de Karmakoma, eis Santogold.

Simplesmente Santogold

As críticas não podiam ser melhores, mas nada como ouvir para confirmar. Santogold, cujo disco de estreia foi editado em Abril, é das melhores coisas que ouvimos nos últimos tempos. Irreverente é pouco para definir um som que é, acima de tudo, muito urbano e completamente actual. A cor da pele levou a que muitos a tentassem etiquetar como cantora de R&B. Um grande disparate. Começou num grupo punk, mas apesar de manter algumas influências desses tempos, adaptou-as muito bem à realidade actual e construiu um som que serve perfeitamente de banda sonora a 2008.

A música de Santogold não vem de bairros problemáticos de uma grande cidade nem se arruma numa daquelas irritantes gavetas de rock, pop ou electrónica. Fica algures entre a sempre cosmopolita Nova Iorque a a louca Los Angeles. Ficaria bem, como alguém disse, num dos episódios de "L Word". Sabe bem ouvi-lo numa festa , mas também no caminho para casa depois de um dia desesperante no emprego.

L.E.S. Artistes é uma boa forma de a começar a ouvir, mas "You'll find a way" e "Say Aha" são também excelentes portas de entrada. E mesmo quem não gosta da música, pode sempre apreciar os excelentes vídeos.

Santogold está actualmente em digressão nos EUA. Rezemos a todos os santos para que venha à Europa.

domingo, 14 de setembro de 2008

O rasto de Madonna

É hoje que Madonna sobe 45 cm até ao palco montado no Parque da Bela Vista. E é bem capaz de haver gente a já não poder ouvir falar da cantora nem do concerto, especialmente aqueles que têm visto a SIC. É por isso que resolvemos mostrar a outra parte da história. Os momentos arrepiantes que alguns candidatos a cantores protagonizam, inspirados na "Material Girl".
O Lanterna Roxa tem o prazer de apresentar cinco dessas personagens que têm em auto-estima o que lhes falta em qualidade vocal. Obrigadinha, ó Madonna!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

!Mira que guapo es Kovac!

Como se não bastasse ter "programacion" em vez de programação no link do site em português, o AXN decidiu voltar a inovar, fazendo uma estranha união ibérica na série ER. As legendas são em português mas os actores falam ... castelhano!

Será talvez uma forma de os tradutores fazerem menos asneiras do que quando traduzem de Inglês para Português? Ou uma maneira de nos obrigar a tirar o som à televisão? Segundo a teoria da conspiração, poderá também tratar-se de uma forma suave de nos preparar para uma invasão espanhola. Façam o que quiserem, mas não me ponham o Luka Kovac com voz de Julio Iglesias nem a Kerry Weaver a dançar flamenco.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ah, folkista!

Mariza volta a estar nomeada para um Grammy latino, este ano com o seu mais recente álbum, "Terra". Haja uma alegria na vida da fadista. Já lhe basta a publicidade que fez à CGD, num dos piores anúncios de que deve haver memória.

O sucesso de Mariza no estrangeiro é mais que conhecido, por isso a nomeação não surpreende assim tanto. Eu acho é que a organização dos Grammy já deve ter pedido um favor a Mariza: para ela mudar de estilo, pois é de difícil arrumação. Não, não falo dos vestidos, nem da altura da fadista. É mesmo do estilo musical. Ainda não há Grammy para melhor álbum de fado, então Mariza deve ser encaixada onde sobra espaço. E onde é isso? Na folk, claro, aquele género que ninguém percebe bem o que é, mas enquanto forem dizendo que, desde que seja típico, pode ser folk, nós vamos dizendo "'tá bem".

Assim, a 13 de Novembro, tornamo-nos todos fãs-de-folk-desde-que-nascemos e esperamos ver Mariza receber o Grammy de Melhor Álbum Folk pelo seu último trabalho, "Terra", que mistura fado, com mornas, com samba, com rumba, enfim, com tudo menos com folk. Mas o que é que isso interessa? NADA!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Ó Teresa, com franqueza!

Há muito tempo que não via uma coisa tão má na televisão. "Momento da verdade", o novo programa de Teresa Guilherme que estreou hoje na SIC é tão mau que bastam cinco minutos para se ficar enjoado. É assim uma mistura de "Fiel ou Infiel" com "A Máquina da Verdade" e acho que está tudo dito.

"Momento da verdade" mostra como a televisão pode descer ainda mais baixo do que julgamos ser possível. Já sabemos que Teresa Guilherme gosta de polémicas e sentimentalismos, mas podia ter escolhido um programa melhorzinho.

E continuo sem perceber como há pessoas que vão à televisão, escancaram a sua vida privada e continuam com o ar sereno de quem está na paragem à espera do autocarro.

Até os Portishead cabem no mundo de Bryn

Bryn Christopher está decidido a provar que não é apenas o menino bonito que deu música ao grande final de "Anatomia de Grey". "The Quest" deu-lhe a visibilidade, não a garantia de sucesso. Mas com o fresquinho "My World" não será difícil assegurar essa meta.

A viciante "The Quest", a libertadora "Seconds Ago" e a electrizante "Help Me" bastam para conquistar os adeptos daquela soul que nos põe inevitavelmente a abanar a cabeça e a bater o pé. Mas há mais. Bryn ousou entrar no reino do trip-hop e pedir a "Sour Times" emprestada aos Portishead. Imperdível.

A todos os que já o rotulavam de Amy Winehouse no masculino: deixem-se de... coisas! No máximo, podem dizer que o início de "Stay With Me" remete para a "Back to Black", mas parem por aí. Winehouse é soul a cair para jazz, Christopher é soul a pender para a funk. Tudo com uma voz impressionante que espicaça os metais a um desafio constante.

Voltem Ruth Rita e Porcazinhas, estão perdoadas!

Da velhinha "Roda da Sorte" que conhecíamos o que é que se mantém? O sarcasmo, sem cair na ordinarice de baixo nível, do velho Herman José. Está descoberto o motivo da decadência que o humorista nos tem dado a conhecer nos últimos tempos: o horário de transmissão dos programas. Quanto mais tarde, pior.

Sobre a Vanessa Palma, o que dizer? Volta Ruth Rita, que ao menos tu, sim, viravas as letrinhas nos puzzles. As Porcazinhas, essas... Já não se fazem porcazinhas como antigamente. Não acreditam? Aqui fica um vídeo com momentos do primeiro programa da "Roda da Sorte", ontem estreado pela SIC.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

And the MTV VMA winners are

Melhor vídeo de artista masculino - Chris Brown, "With You"





Melhor vídeo de dança - Pussycat Dolls, "When I Grow Up"





Melhor vídeo rock - Linkin Park, "Shadow Of The Day"





Melhor vídeo hip-hop - Lil' Wayne, "Lollipop"





Artista Revelação - Tokio Hotel



Melhor Vídeo de Artista Feminino/ Melhor Vídeo Pop/ Vídeo do Ano
Britney Spears, "Piece Of Me"


Não canta, mas ganha

Britney Spears vingou-se bem de toda a chacota de que tem sido alvo e saiu dos estúdios da Paramount com três prémios MTV. Mas não só. Britney saiu da Paramount com toda a dignidade que ainda lhe resta. O segredo? "Deus", "família", "fãs" , as três palavras a que se resumiu o seu discurso quando agradeceu os prémios. De resto, simplesmente ficou no seu cantinho. Já dá para marcar alguns pontos.

Eu bem digo...

A MTV não só falou com Kid Rock na passadeira vermelha como ainda o deixou actuar.

Resultado:
- o público aproveitou para pôr a conversa em dia com o vizinho do lado
- pensou na roupa que havia de vestir na manhã seguinte
- fez um post it com: "pôr a descongelar os bifes para o almoço"
- e ainda deve ter largado um bocejo ou dois.
Não havia necessidade....

Cenários de música

Ter os cenários da Paramount ali à mão e não os aproveitar seria pecado:

- Jonas Brothers primeiro, com cara de meninos de coro, provocaram a histeria de centenas de teenagers.

- Depois veio Pink e arrasou. Que me lembre, partiu um espelho, saltou de uma janela (ok, escorregou por um lençol), mandou um desgraçado por umas escadas abaixo, atirou uma espécie de granada a uma montra, que se estilhaçou e explodiu. E sempre a cantar. A actuação acabou com o esvaziar de extintores.

Michael Phelps, hip-hop e boxers

Michael Phelps já é tão o novo herói da terra que teve direito a apresentar um dos seus ídolos - Lil' Wayne que por sua vez teve direito a Leona Lewis a misturar toda a classe britânica ao hip-hop americano.
Só uma coisinha: para a próxima, Lil' Wayne, que actuou em tronco nu, pode bem poupar também nas calças, que o tapavam apenas dos joelhos para baixo. Os boxers eram giros.

Frases

"Vocês merecem isto, depois de oito anos de Bush"

Russel Brand, nos MTV VMA, depois de enumerar as grandes actuações da noite.

Distúrbio com Disturbia se paga

Um mundo inteiro parado, à espera da entrada "divertida e inesperada" de Britney.
Chegou, tapou a cara com o microfone, declarou os MTV VMA abertos e foi-se embora.
E irrompe Rihanna, numa saia de tijolo, a cantar "Disturbia".
1 - Pouco mais Britney podia fazer, já que está claro que aquela cabecinha ainda alberga um disturbiozinho.
2 - Rihanna deu espectáculo, e não se importou nada de ser a suplente/surpresa.
3 - A jogada da MTV resultou. Milhões de espectadores logo aos primeiros minutos.

Perguntas não estúpidas

Por que é que o Kid Rock ainda insiste em pensar que sabe fazer música? E por que é que a MTV ainda fala com ele na passadeira vermelha? Assim não vamos lá...

Children First!

- Os Tokio Hotel chegaram à Paramount Pictures na caixa de uma pick up. Bill Kaulitz explicou que precisavam de espaço. Bill precisa de espaço para o cabelo, a banda toda precisa da caixa aberta da carrinha para guardar as gomas em forma de ursinhos, certamente.

- Katy Perry anda há alguns meses a dizer que "beijou uma rapariga e gostou". E chega-me aos MTV VMA de mão dada com a Miley Cyrus. A Hannah Montana, Katy? Será que o Mickey sabe?

3, 2, 1, go!


domingo, 7 de setembro de 2008

Perguntas estúpidas

Por que é ainda ninguém se lembrou de usar o tema "I Won't Let The Sun Go Down On Me", de Nik Kershaw, numa campanha de prevenção do cancro da pele?

sábado, 6 de setembro de 2008

Prazo de validade: uma música

Se alguém souber alguma coisa deles, por favor avise. Os anos 90 trouxeram-nos músicas que ainda hoje nos fazem exclamar "Ahhhhhhh" se por acaso as ouvimos. Mas... que é feito dos artistas? Coitados, tiveram apenas direito a, mais coisa menos coisa, 4 minutos de fama. Os minutos que duram a única música que nos fizeram chegar aos ouvidos.

Tasmin Archer – "Sleeping Satellite" - Ela não tem mesmo mais nenhuma música, pois não?


Soul Asylum - "Runaway Train" - Deram a conhecer ao mundo tudo o que era pessoa desaparecida e depois... puf! Alguém que no próximo clip retribua e ponha uma foto deles, por favor.

Joan Osborne – "One of Us" - Comparou o dito Todo Poderoso a um de nós. Dizem que Deus castiga, não é? Pois...


Meredith Brooks – "Bitch" - Por volta de 1997, não havia quem não cantasse a plenos pulmões que era uma verdadeira "cabra".


Crash Test Dummies - "MMM MMM MMM" - Mesmo não tendo uma única palavra no título, esta música foi um sucesso. Mas foi mesmo só esta. Obrigada!

Coolio - "Gangstas' Paradise" - Foi a loucura! Abram alas para o rap! Depois veio o hip-hop e estragou tudo.

Mostra lá a tua colecção de cds

Já cá faltava. Depois de estudos que dizem que o café faz bem ou mal (depende dos dias) e das famosas estatísticas que nos põem a comer meio frango por dia mesmo se formos vegetarianos, a Ciência resolveu agora estudar o que ouvimos para dizer qual é a nossa personalidade.

A brilhante ideia de Adrian North, professor de Psicologia da Heriot-Watt University, concluiu que os fãs de heavy metal são tranquilos e que quem ouve música pop tem falta de criatividade.

Portanto, a fazer fé neste estudo, aqueles senhores vestidos de preto, que guincham e que deixam crescer os cabelos como se fossem Adventistas do Sétimo Dia devem dar bons pais de família. E as empresas que queiram admitir funcionários, devem primeiro saber se estes têm os discos da Madonna. E quem vai para um primeiro encontro deve obrigar logo o eventual futuro namorado/marido/amigo colorido a mostrar logo ali, sem rodeios, os discos que tem, que é para não se perder tempo.

Diz também o estudo que quem gosta de música country é um árduo trabalhador. Concordo. Quem não tem vida social trabalha muito.

Não há quem faça um estudo sobre quem faz este tipo de estudos?

Playboy? Não, obrigada.

Lindsay Lohan respondeu com um redondo "NÃO" ao convite da revista "Playboy". O negócio até era simples. A "Playboy" livrava-se de 700 mil dólares (490 mil euros) e Lindsay livrava-se da roupa e sorria para as fotografias. Lindsay Lohan não aceitou, dizendo contudo que se sentia "lisonjeada" pela lembrança.

Os fãs que já se imaginavam a folhear uma "Playboy" para contar todas as sardas de Lohan vão ter de se contentar apenas com os excessos de álcool e droga e as visitas às esquadras de polícia. Isso tudo bem, ela faz. Mas posar para a "Playboy"? Nunquinha, que ela é boa moça.

lohan

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

O que têm em comum...

Jodie Foster e Maggie Simpson?
Untitled-1

Parece que actriz vai dar voz ao bebé mais famoso da televisão, num episódio em que o tempo corre e Maggie já tem idade para ter voz de... Jodie Foster.

O episódio, intitulado "Four Great Women & A Manicure", vai para o ar em Janeiro de 2009 nos Estados Unidos. Como sempre, aqui é esperar ou pesquisar.

Moore oferece documentário

O próximo documentário de Michael Moore, "Slacker Uprising", vai estar disponível para download gratuito na Internet a partir de 23 de Setembro.

O presente é só para os americanos e pode marcar pontos na contagem decrescente para as presidenciais . É que "Slacker Uprising" mostra o empenho de Michael Moore e de várias outras figuras públicas em convencer os jovens a votar nas eleições americanas de 2004.

O trailer abre o apetite para o que aí vem.

U2 sim, mas não este ano

Mais uns meses de espera para os fãs dos U2. A banda irlandesa adiou o lançamento do novo disco, previsto para este Outono, para o início do ano que vem. E a culpada de tudo foi a inspiração. Bono e companhia entusiasmaram-se de tal maneira a compor que já têm cerca de 60 músicas gravadas.

Das duas uma. Ou vamos ter um álbum com duração capaz de acompanhar a  leitura de "Os Miseráveis", ou os U2 têm muito trabalhinho pela frente a eliminar músicas até chegarem a um número de faixas aceitável.

Saibam tudo aqui e aqui.

Como gravar vídeos do YouTube

De vez em quando, o desktop tem inveja dos vídeos do YouTube. Antes era preciso ter um software para descarregar as imagens, mas agora já existem sites que permitem gravar os vídeos e tê-los sempre à mão, sem necessidade de ligar à Internet e sem risco de ficar perdido à custa de uma das "limpezas" do YouTube.

O site Keepvid faz o serviço. Basta colocar a morada e fazer o download. 
keepvid1

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Death Magnetic

Querem saber por que dizem que os Metallica regressaram às origens neste "Death Magnetic"? Experimentem ouvir, além do single de lançamento "The Day That Never Comes", a "Unforgiven III". Só o nome já explica muita coisa.
Está bem, podem ouvir as outras também.

Britney, vai lá aos MTV, mas porta-te bem

Aí está a confirmação. Britney Spears vai mesmo abrir os MTV Video Music Awards. Mas este ano a organização preferiu jogar pelo seguro e impôs uma condição: Britney não pode actuar. O presidente da MTV disse que, em vez de cantar, Spears sobe ao palco com algo "divertido e inesperado".


Isto é que é pôr a fasquia bem lá no alto, porque se há pessoa de quem já não se espera o inesperado é da cantora que já foi menina de colégio, passou para sedutora ninfomaníaca e acabou a rapar o cabelo. O que lhe resta? Rasgar uma foto do Papa em directo? Ah, não, isso também já foi feito. E com a classe que Britney nunca conseguirá alcançar.


A única fasquia que está aqui em jogo é mesmo a das audiências, e está mais que visto que a MTV sabe que Britney Spears vai garantir milhões de espectadores na cerimónia de domingo. Mas desta vez garantam que a artista está em condições de se expor. Porque a repetição do que aconteceu no ano passado ninguém merece. Nem mesmo a Britney Spears.

Arte no YouTube

Esta é completamente imperdível. O "The Guardian" fez uma lista dos 50 melhores vídeos de arte do YouTube e o resultado é um GPS obrigatório, que inclui tesouros como um ensaio dos Nirvana em 1988.

É só clicar aqui

É a loucura no Brasil

Os espectáculos de Madonna a 18 e 20 de Dezembro no Brasil já puseram os fãs em desespero. Os servidores de venda pela Internet foram abaixo e milhares de pessoas esperaram horas para comprar bilhetes.

Como se não bastasse, parece que todos os velhinhos, deficientes e "leucémicos" - sim, é a palavra usada neste vídeo da "Folha de São Paulo" - do Brasil gostam muito de Madonna e foram comprar bilhete para a fila prioritária. Sabem o que vos digo? Nada como morar num país pequenino.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Bate, bate, coração

Músicas que falam de corações partidos há muitas. Mas nenhuma como esta. "Who´s gonna save my soul", dos Gnarls Barkley, além de ser um muito agradável tema de soul, tem ainda a grande vantagem de vir acompanhado de um vídeo fantástico, realizado por Chris Milk.

O vídeo de "Run", o primeiro tema a ser conhecido do novo álbum "The Odd Couple", deixou de passar na MTV porque o canal argumentou que podia causar ataques de epilepsia a quem sofre da doença. O novo vídeo, por enquanto ainda se pode ver, mas aviso já que pode provocar ataques de melancolia.

Antes do lançamento do álbum, a dupla já tinha surpreendido ao disponibilizá-lo de uma forma bastante original.



Depois disto, há que pensar duas vezes antes de acabar com alguém...

Os cavalos a correr e as meninas a aprender

Depois de muita reflexão, acho que encontrei a solução para a égua assustada do Miguel Ralão Duarte e para o picadeiro de Lisboa. Que tal esta música altamente inspiradora para os animais?



Pois. Se calhar não é boa ideia. Os UHF são mais traumatizantes do que um ecrã gigante. Ou talvez não. Depois de os ouvir, até o Freddy Krueger é uma visão simpática e apaziguadora.

Usher entre as mulheres

Usher3 Gostas de Usher? Até querias ir a um concerto da nova tournée? Ah... és gajo? Então esquece!

O cantor norte-americano está mais interessado em só ter mulheres na assistência, e até já está a planear uma tournée - com o sugestivo nome "One Night Stand" - de 15 concertos exclusivamente para elas.

Usher explica a decisão com o desafio que isso representa, mas a verdade verdadinha deve ser outra. Fantasias à parte, que a intimidade do rapaz não faz falta aqui, Usher lá vai dizendo que as donzelas gostam de ver um corpo bem masculino. E que se interrogam sobre se o cantor ainda terá um corpo desses.

Eu não sou de intrigas nem de boatos, mas cá me parece que o menino Usher pode estar de orgulho ferido e assim de uma assentada dá logo 15 (concertos!) para provar que é muito homem.É assim mesmo!

Afinal é a Vanessa

A todos os leitores saudosistas da Ruth Rita, aqui vai a desilusão: não, não é ela que vai acompanhar Herman José na Roda da Sorte.

A escolhida foi uma menina chamada Vanessa Palma (os mais cépticos podem conferir o profissionalismo e competência na foto). Diz quem via que era uma das apresentadoras do programa "Três em linha" (não, acho que não era sobre cocaína), também na SIC.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Os cromos do Google

O Google revelou hoje o seu novo browser, o Chrome, e garante que se trata de uma forma mais rápida e eficaz de navegar na Internet. Para já, começam bem, com uma página a explicar como funciona através de vídeos falados em português de Portugal.

Já se sabe que os hábitos são o mais difícil de mudar, mas vem aí concorrência.

Ideias para publicitários preguiçosos

Ainda não percebi como é que o Marco Fortes não foi contratado pela Colunex ou pela Moviflor para uma campanha publicitária. O slogan já está feito e tudo: "Na caminha é que é bom". No fim-de-semana o senhor deixou-se fotografar deitadinho na caminha para a NS, por isso não ia ficar ofendido com a proposta. E deve levar mais barato que o Nelson Évora. Anda tudo a dormir (na caminha, lá está), é o que é!

Outra ideia é ser contratado por um canal de televisão para contar histórias às criancinhas. E todos os dias, depois da historinha, despedia-se com um "vamos lá dormir porque na caminha é que se está bem".

Fica já registado que, se algumas destas ideias se vier a concretizar, quero a minha parte dos lucros.

O novo dos Metallica

"The Day Never Comes" é o primeiro single do novo disco dos Metallica, "Death Magnetic". Fica o vídeo, quentinho, quentinho.

Sem histerias, por favor

Com a construção de um novo Museu dos Coches, o plano é transformar o actual edifício do museu num picadeiro, devolvendo-o às suas origens.

Quanto a este assunto, há petições contra, há quem esteja a favor. Eu não sou contra nem a favor, só peço uma coisinha:

Se construírem o picadeiro, por favor não ponham lá ecrãs de vídeo, que não precisamos de mais éguas e cavalos em histeria. O olímpico Miguel Ralão Duarte agradece.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Tanto trabalho

Nesse mundinho maravilhoso que é a Internet, encontram-se milhares de personagens fascinantes. Uma delas é Sean Aiken, um canadiano de 25 anos que resolveu passar por 52 empregos durante um ano até descobrir o que realmente quer fazer da vida.

A busca de Sean Aiker foi sendo acompanhada neste site.

domingo, 31 de agosto de 2008

Lixo televisivo viciante

Sim, estes programas são lixo televisivo. Do pior que há. Não ensinam nada, convidam ao sofá e à manta para os neurónios. Mas, quando se encontram no meio dos canais do cabo, não se resiste. Cinco programas a que é impossível escapar:

Miami-Ink-tv-04
1. "Miami Ink", People and Arts

Os tatuadores mais cool da televisão dão cor aos corpos de Miami. Nós temos direito a ver tudo e ainda a conhecer a história da libelinha tatuada no braço daquele marmanjo.

Blog-Project-Runway-Seas4
2. "Project Runway", SIC Mulher

Quem disse que era impossível fazer um vestido de gala com gomas?  É tudo mentira. Estes estilistas provam que conseguem fazer tudo com a tesoura.

TilaBoysGirls
3. "A Shot at Love With Tila Tequila", MTV
A Tila é bissexual e convidou 15 rapazes e 15 raparigas para ir viver lá para casa. Ele é abraços, festinhas, beijos e coiso e tal. Uma festa, portanto. No final só um pode ser o novo amor de Tila. Mas, claro, as coisas nunca correm exactamente assim.

trading  
4. "Trading Spouses", People and Arts

Uma mãe hippie numa casa de alta sociedade é sempre um momento a não perder. Também há a mãe negra que não sabe nada da família racista onde se vai enfiar. E a outra obcecada com limpezas que é largada numa pocilga. Degradante, triste, inútil... resumindo: imperdível.

made_with_border
5. "Made", MTV

Desculpem lá mas eu gosto de ver uma rapariga com 80 quilos e acne juvenil a querer ser manequim. A acreditar que é capaz e a comer legumes durante semanas. Porque nós podemos ser o que quisermos desde que seja na MTV!

sábado, 30 de agosto de 2008

Ser benfiquista

“O Benfica é o maior, precisa de tudo, apoio inconstante!”

Um benfiquista, à SIC, tenta incentivar o seu clube antes do jogo com o F.C. Porto.

Bryn, sorri para o fim-de-semana

Esta não é tão "pegajosa" como "The Quest". Nem tão soul. Nem tão musical. "Smilin" é mais electrónica e menos orquestra, é mais ritmo e menos emoção. É mais pista de dança e menos clube nocturno. Bryn Christopher na sua diversidade. E o álbum, "My World", está mesmo a chegar.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Perguntas estúpidas

fox 

Se o David Duchovny, o Mulder dos "Ficheiros Secretos", deu entrada numa clínica para tratar viciados em sexo, por que é que , em oito anos, nunca aconteceu nada entre ele e a Scully?

Era para ter piada?

As piadas da senhora já andavam a criar alguma agitação na nossa veia venenosa. Alguém lhe disse que tinha graça e a partir daí foi vê-la a imitar o Michael Jackson e a tentar fazer umas reportagens light, mas que acabam por provocar paragens digestivas nos espectadores mais incautos.

A última de Joana Pulitzer Latino (como a baptizou Light Sneeze) foi uma suposta entrevista a Herman José para falar da Roda da Sorte. Acabou por ser uma reportagem sobre coisa nenhuma em que ficamos a saber o mesmo. É que tentar ter piada quando se fala com o Herman é o mesmo que convidar Jamie Oliver para jantar lá em casa e tentar impressioná-lo com os nossos dotes culinários.

É uma pena a nossa sondagem para escolher uma assistente para a Roda da Sorte já ter encerrado. Ou teríamos uma adversária à altura de Claudio Ramos.

Frases

20 de Agosto

“Fiz amor com a Scarlett [Johansson] e com a Penélope [Cruz] num esforço para as manter satisfeitas. O ménage deu-me uma excelente ideia para o clímax do filme. A Rebecca [Hall] estava sempre a bater na porta e eu finalmente deixei-a entrar, mas aquelas camas espanholas são demasiado pequenas para quatro pessoas e, quando ela se juntou a nós, estava sempre a cair para o chão.”

Woody Allen, no diário das filmagens de “Vicky Cristina Barcelona” publicado no “The New York Times”

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O regresso dos betinhos de Beverly Hills

O regresso de Beverly Hills 90210 está mais do que confirmado e até já há imagens do novo elenco. A revista Time mostra os futuros heróis dos teenagers por esse mundo fora e desvenda alguns contornos da história. E sim, desta vez até há um afro-americano entre os meninos bonitos. A diversidade racial (cuja ausência foi muito criticada durante a primeira versão da série) está ainda representada por um aluno iraniano.

Do elenco original continuam Jennie Garth (Kelly) e Shannen Doherty (Brenda), enquanto Tori Spelling (que as más línguas dizem só ter conseguido o papel de Donna porque era filha do produtor Aaron Spelling) acabou por ficar de fora.

A história de Beverly Hills 90210 2.0 também começa com a chegada de uma nova família a LA. E claro, esperam-se amores, desilusões, descobertas e dilemas juvenis. Toda a fórmula que pode garantir sucesso nas audiências.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Em Veneza é que se estava bem...

Brad Pitt, George Clooney, John Malkovich, Tilda Swinton e Frances McDormand. Este é o elenco de luxo de "Burn after reading", o novo filme dos irmãos Coen, que abriu hoje o Festival de Veneza. Depois dos Oscares, os Coen satirizam Hollywood e ousam colocar Clooney e Pitt no papel de idiotas.

A história começa quando um ex-agente da CIA perde um CD com as suas memórias. E claro, logo aparece quem ache que este disco é uma boa forma de ganhar algum dinheiro. Em Portugal o filme vai chamar-se "Destruir depois de ler" (vá lá que escaparam à tentação de uma tradução idiota) e estreia a 2 de Outubro, menos de um mês depois de chegar aos cinemas norte-americanos (12 de Setembro). Desta vez, não temos de esperar muito...

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Um canal tão à frente que...

O dia que nunca existiu. Este bem podia ser o nome de uma nova série de acção a exibir pelo AXN e que certamente seria bem melhor do que "Investigação Criminal" ou "Rituais assassinos".

Mas o dia que nunca existiu é aquilo que podem encontrar se forem ao site do canal. O site diz que hojé é terça-feira, 26 de Setembro de 2008. Ainda falta um mês para 26 de Setembro e esse dia será uma sexta-feira, não uma terça. Portanto, se a programação de hoje estiver errada, ninguém os pode acusar de enganar os espectadores.Ora vejam lá bem a data. Ah pois!

Atendendo a que o AXN é propriedade da Sony, esse monstro da tecnologia, não andará por lá um técnico informático disponível para resolver o problema?

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Frases

"Se [Cristiano] Ronaldo não tivesse nascido homem, tinha nascido bola".
Daniel Oliveira, numa reportagem da SIC

Se Daniel Oliveira tivesse rodas, era uma bicicleta e tilintava. Pelo menos não dizia disparates.

Rentrée, qual rentrée?

Rentrée não é mais do que um eufemismo para "acabou-se o que era bom" ou "vamos lá trabalhar, que não foi desta que me saiu o euromilhões". Por isso, é com alguma desconfiança que vou descortinando o que nos espera entre o fim destas férias e o início das próximas.

Na televisão, longe vão os tempos em que havia dia marcado para o começo da nova grelha de programação. A rentrée faz-se como tudo neste país: a prestações. E por aquilo que se tem ouvido, vem aí mais do mesmo.

Mais novelas que pretendem "revolucionar a ficção nacional" uma revolução que tarda mais do que o próprio 25 de Abril demorou a chegar; mais uma série a querer competir com os "Morangos com açúcar" (como se uma já não fosse castigo suficiente), mais um concurso do Malato. Floribela agora chama-se Lucy e vai fazer mais um programa infantil (então para que serviu o silicone, o cabelo louro e aquele ar de vamp suburbana?).

E a SIC continua a sua campanha à imagem de um qualquer clube de futebol que já não ganha títulos há anos. Contrata que se farta, mas sem saber o que fazer com as estrelas e esquecendo que tem mais do que uma para jogar na mesma posição.

Portanto, esqueçam lá a rentrée. O Verão acaba, mas a silly season continua.

Acabaram-se os Jogos Olímpicos

domingo, 24 de agosto de 2008

E no entanto, ela ainda se move

Não foi com pontualidade britânica que Madonna iniciou ontem a "Sticky & Sweet Tour" no Millenium Stadium, em Cardiff, País de Gales. O concerto começou com uma hora de atraso, mas os fãs não se importaram muito.

O aparato cénico e tecnológico impressionou e permitiu que Madonna cantasse em dueto (virtual, pois claro) com Britney Spears, Kanye West e Pharrell e desse uns passos de dança com Justin Timberlake. O "Times" queixa-se que falta polémica a esta digressão (não há cruzes nem orgias lésbicas, lamentam), mas acaba por reconhecer que em termos de espectacularidade não há quem bata Madonna.

A 14 de Setembro os portugueses vão poder avaliar se Madonna continua ou não a surpreender. Entretanto, estas fotos ajudam a mostrar que a cantora não se poupou a esforços. Mais enérgico, só mesmo o João Baião nos programas sobre a Volta a Portugal.

sábado, 23 de agosto de 2008

Quando é que as crianças dormem?

Será que as crianças de agora não têm horas de ir para a cama? Já muitas vezes as vimos a correr e a saltar em esplanadas e restaurantes a horas bem tardias (bem pior é quando as ouvimos no apartamento por cima do nosso), o que nos leva a questionar se hoje em dia os miúdos não dormem. A resposta pode ser dada pela ausência na programação das televisões de uns desenhos animados acompanhados por uma musiquinha que faz sono mesmo a quem gosta de ficar acordado noite dentro.

Há uns anos era o Vitinho que mandava as criancinhas para a cama. Também já tivemos Os Patinhos e o João Pestana. E agora? Nada. Existe esse vazio na programação que permite que os meninos e meninas possam assistir a coisas como o "Telerural" ou as novelas da TVI.

E os pais deste país nada dizem. Percebe agora, senhor Presidente da República, por que não nascem mais crianças em Portugal? Porque os pais não têm um minuto de sossego para poderem dedicar-se à procriação. Um problema nacional, portanto.

Talvez por isso, já há quem peça o regresso do Vitinho. Nós lembramos Os Patinhos. Bons sonhos!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Será o longo braço da lei?

Há quem se dedique a ver séries e filmes para detectar erros. E há quem se limite a ver mas, de repente, encontre algo que não bate certo. E em CSI Miami, afinal, não é só David Caruso que está a mais. Há ali um braço que, decididamente, estraga toda a história.

Episódio 15 da temporada 6. Dois miúdos que estão a pescar encontram um braço a boiar. Descobrem que há um carro no fundo do rio com uma mulher dentro. A equipa de CSI é chamada e retira a viatura. Lá dentro está efectivamente uma mulher, amarrada ao volante com os dois braços. Estranho? Mais estranho ainda quando o corpo aparece na mesa de autópsias... e falta-lhe o braço esquerdo. O mesmo que tinha aparecido a boiar na água e que depois, como por milagre, voltou a aparecer amarrado ao volante.

E aqui está o vídeo que prova que não estamos a embirrar com o senhor dos óculos escuros nem com a menina loira, tão boazinha que faria a Madre Teresa de Calcutá sentir-se uma pecadora...



A boa notícia é que no fim deste episódio Horatio Caine leva um tiro. Pelo menos até vermos o episódio 16, podemos acreditar que morreu.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Para abrir o apetite...

Madonna revela no seu site oficial alguns dados sobre a "Sticky & Sweet Tour", que passa por Lisboa a 14 de Setembro.

Tal como já tinha sido adiantado numa fuga de informação (Madonna diz que a culpa é de Britney Spears), o espectáculo vai ser dividido em quatro partes: Pimp, Old School, Gipsy e Rave.

E aqui ficam alguns números curiosos:
250 pessoas acompanham a cantora na digressão
90 segundos é o tempo mínimo que Madonna vai precisar para trocar de roupa
8 fatos diferentes vão ser usados pela cantora no concerto (o primeiro é Givenchy)
5 pessoas ajudam Madonna a mudar de roupa
200 esponjas para aplicar maquilhagem
2 palcos
28 é o número máximo de pessoas que actuam no palco
69 guitarras

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Oito medalhas, o que é isso?

Jennifer Lopez não percebe "por que é que toda a gente fala desse nadador", aquele que só ganhou oito medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim e bateu recordes do mundo como se não houvesse amanhã. Michael Phelps, para os menos atentos.

A indignação da cantora acentuou-se mais ainda porque, disse, o assunto do momento devia ser ela própria. É que J.Lo está, imagine-se, a treinar para uma prova de triatlo, e apenas seis meses depois de ter sido mãe! A prova composta por natação, ciclismo e corrida pretende angariar fundos para o Hospital Pediátrico de Los Angeles.

Pode ser só uma depressão pós-parto, mas Jennifer "Vanessa Fernandes" Lopez está carente e precisa de alguma atenção. Ou de ser o centro das atenções...

terça-feira, 19 de agosto de 2008

CSI reloaded

Laurence Fishburne vai integrar o elenco de CSI, substituindo assim William Petersen, que continuará como produtor executivo e fará ocasionais participações na série.

Fishburne, que participou em sucessos como "Matrix", "Missão Impossível III" ou "Mystic River", é uma contratação de peso e, acredita-se, terá também um ordenado proporcional ao seu talento e ao sucesso da série.

O actor foi nomeado para um Óscar em 1993 pelo seu papel de Ike Turner em "What's love got to do with it". A sua personagem em CSI, que se saiba, não bate na mulher, mas tem um passado algo obscuro. Basta dizer que o seu perfil genético aparece associado a casos envolvendo serial killers. Um mistério suficiente para garantir boas audiências na próxima temporada da série e para fazer esquecer o carismático Gil Grissom.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Ó meu querido Agosto

Agosto tem destas coisas. Ligamos a televisão e corremos o risco de apanhar uma daquelas pessoas que tem uma carreira de prateleira. Ou que devia ter... Tudo porque o apresentador titular (que às vezes já não é grande coisa) foi de férias e deixou o lugar a outro ainda menos competente.

"Contacto" que passa na SIC à tarde já é mau demais. Agora imaginem o cenário: sala de espera do consultório médico. Não há revistas. Olho para a televisão e o que vejo? Nuno Eiró aos saltos, Ana Rita Clara (só este nome dava um post, mas adiante) sem saber onde meter as mãos e Jorge Mourato. Felizmente a televisão estava sem som, mas aquela visão é suficiente para provocar um AVC...

Ponto 1: por causa destas coisas, as salas de espera não deviam ter televisões.
Ponto 2: qualquer programa com o Nuno Eiró devia ser antecedido de um aviso prévio, do género "Este programa tem imagens tão estúpidas que podem causar danos mentais irreversíveis".
Ponto 3: Vou avançar com uma providência cautelar para que o Nuno Eiró tenha que estar, no mínimo, a 3674 quilómetros de um estúdio de televisão.